O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.
Pela primeira vez o conceituado pianista português Manuel Araújo vai atuar em Valença, terra de origem familiar, de onde eram oriundos os seus avós.
Manuel Araújo é um dos mais conceituados pianistas portugueses da atualidade. Em 2000 venceu o 1°. Prémio Nacional de Jovens Pianistas da Fundação Rotária Portuguesa e começou uma carreira profissional dedicada ao piano, com espetáculos em países como Portugal, Espanha, França, Holanda, Israel, Austrália, Itália, Alemanha, Rússia, Bélgica, Brasil, Áustria, Macedónia, Japão e Taiwan.
Manuel Araújo destacou-se, ainda, no Premier Prix do 89th Concours International Léopold Bellan de Paris e ainda em S. Sebastião (Espanha), Mascia Masin e F. Zadra (Itália), Primavera Pianística (Bélgica), Codarts Virtuoso Piano Competition (Holanda) e o Prémio Especial Luso-Brasileiro Maria Campina. Foi também premiado pelo Concurso Internacional de Piano Interfest (Macedónia), no Prémio Jovens Músicos RDP e pela Juventude Musical Portuguesa, entre muitos outros.
Do programa do concerto constam “2 Nocturnos”, de António Fragoso, “Une Barque sur L’Océan (Miroirs)”, de Maurice Ravel , “3 Movements from Petrushka”, de Igor Stravinsky e “Isolde’s Liebestod WWV90 – Wagner/Liszt” de Franz Liszt.
O ciclo de Concertos nas Freguesias insere-se na programação cultural anual da Câmara Municipal de Valença que pretende levar concertos, de elevada qualidade artística, às freguesias, numa política de descentralização cultural pelo concelho.
Ao longo de quatro concertos pretende-se proporcionar a oportunidade para assistir a espetáculos gratuitos de grande qualidade dinamizados pelos conceituados Miguel Leite e António Vitorino d’Almeida, acompanhados de artistas de renome nacional.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.