O último fim de semana do ciclo de polinização musical de Paredes de Coura apresenta, a partir de sexta-feira e até domingo, concertos e atividades culturais dedicadas à música clássica, tradicional e jazz, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o paralelismo entre o treino de um samurai e a prática de um músico pelos Samurai Magazine, o diálogo da concertina com a percussão e o baixo elétrico pelo Phole Trio e a música ibérica erudita, do ponto de vista lusitano, pelo Opus Trio são algumas das propostas que vão ser apresentadas.
O programa inclui “a música tradicional galega ao longo dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela, na Galiza, com os Cantares no Camiño ou as melodias dos cantos galegos com a Oficina de Canto Popular Galego, bem como a dança tradicional galega, experimentando passos básicos, adaptações coletivas específicas e combinações na oficina com Xisco Feijoó”.
As iniciativas decorrem no Centro Cultural, Associação Paredes de Coura, capela Espírito Santo e nas freguesias de Cossourado e Vascões.Está ainda prevista uma caminhada por trilhos de Paredes de Coura, orientada pela associação local Ori-Coura.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.