O último fim de semana do ciclo de polinização musical de Paredes de Coura apresenta, a partir de sexta-feira e até domingo, concertos e atividades culturais dedicadas à música clássica, tradicional e jazz, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o paralelismo entre o treino de um samurai e a prática de um músico pelos Samurai Magazine, o diálogo da concertina com a percussão e o baixo elétrico pelo Phole Trio e a música ibérica erudita, do ponto de vista lusitano, pelo Opus Trio são algumas das propostas que vão ser apresentadas.
O programa inclui “a música tradicional galega ao longo dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela, na Galiza, com os Cantares no Camiño ou as melodias dos cantos galegos com a Oficina de Canto Popular Galego, bem como a dança tradicional galega, experimentando passos básicos, adaptações coletivas específicas e combinações na oficina com Xisco Feijoó”.
As iniciativas decorrem no Centro Cultural, Associação Paredes de Coura, capela Espírito Santo e nas freguesias de Cossourado e Vascões.Está ainda prevista uma caminhada por trilhos de Paredes de Coura, orientada pela associação local Ori-Coura.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.