O último fim de semana do ciclo de polinização musical de Paredes de Coura apresenta, a partir de sexta-feira e até domingo, concertos e atividades culturais dedicadas à música clássica, tradicional e jazz, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o paralelismo entre o treino de um samurai e a prática de um músico pelos Samurai Magazine, o diálogo da concertina com a percussão e o baixo elétrico pelo Phole Trio e a música ibérica erudita, do ponto de vista lusitano, pelo Opus Trio são algumas das propostas que vão ser apresentadas.
O programa inclui “a música tradicional galega ao longo dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela, na Galiza, com os Cantares no Camiño ou as melodias dos cantos galegos com a Oficina de Canto Popular Galego, bem como a dança tradicional galega, experimentando passos básicos, adaptações coletivas específicas e combinações na oficina com Xisco Feijoó”.
As iniciativas decorrem no Centro Cultural, Associação Paredes de Coura, capela Espírito Santo e nas freguesias de Cossourado e Vascões.Está ainda prevista uma caminhada por trilhos de Paredes de Coura, orientada pela associação local Ori-Coura.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.