O último fim de semana do ciclo de polinização musical de Paredes de Coura apresenta, a partir de sexta-feira e até domingo, concertos e atividades culturais dedicadas à música clássica, tradicional e jazz, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o paralelismo entre o treino de um samurai e a prática de um músico pelos Samurai Magazine, o diálogo da concertina com a percussão e o baixo elétrico pelo Phole Trio e a música ibérica erudita, do ponto de vista lusitano, pelo Opus Trio são algumas das propostas que vão ser apresentadas.
O programa inclui “a música tradicional galega ao longo dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela, na Galiza, com os Cantares no Camiño ou as melodias dos cantos galegos com a Oficina de Canto Popular Galego, bem como a dança tradicional galega, experimentando passos básicos, adaptações coletivas específicas e combinações na oficina com Xisco Feijoó”.
As iniciativas decorrem no Centro Cultural, Associação Paredes de Coura, capela Espírito Santo e nas freguesias de Cossourado e Vascões.Está ainda prevista uma caminhada por trilhos de Paredes de Coura, orientada pela associação local Ori-Coura.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.