O músico vianense, João Gigante, criador do projeto PHOLE, participou na banda sonora original da série documental "Daqui Houve Resistência", a convite do músico e compositor Manuel de Oliveira. A série começou a ser transmitida, pela RTP, a partir de 25 de Abril de 2025 e encontra-se disponível na RTP Play.
“Série que retrata, ao longo de 5 episódios, a luta contra a ditadura em Portugal a partir de diferentes locais, numa perspetiva descentralizada da resistência antifascista. A série explora os sacrifícios e a coragem de operários, estudantes, militares e ativistas políticos, ao enfrentarem a repressão do regime de Salazar, que irão contribuir para as transformações sociais e políticas do país com a Revolução dos Cravos de 1974.”
A série conta com realização de Carlos Amaral e Edgar Pêra, e produção de Rodrigo Areias.
João Gigante é músico e criador do projeto PHOLE, onde cruza tradição e experimentação. Tem desenvolvido trabalho em colaboração com artistas de diversas áreas, incluindo cinema, teatro e performance. Agora, o seu projeto existe em TRIO, com Jaime Alvarez e Vítor Lima.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.