O músico vianense, João Gigante, criador do projeto PHOLE, participou na banda sonora original da série documental "Daqui Houve Resistência", a convite do músico e compositor Manuel de Oliveira. A série começou a ser transmitida, pela RTP, a partir de 25 de Abril de 2025 e encontra-se disponível na RTP Play.
“Série que retrata, ao longo de 5 episódios, a luta contra a ditadura em Portugal a partir de diferentes locais, numa perspetiva descentralizada da resistência antifascista. A série explora os sacrifícios e a coragem de operários, estudantes, militares e ativistas políticos, ao enfrentarem a repressão do regime de Salazar, que irão contribuir para as transformações sociais e políticas do país com a Revolução dos Cravos de 1974.”
A série conta com realização de Carlos Amaral e Edgar Pêra, e produção de Rodrigo Areias.
João Gigante é músico e criador do projeto PHOLE, onde cruza tradição e experimentação. Tem desenvolvido trabalho em colaboração com artistas de diversas áreas, incluindo cinema, teatro e performance. Agora, o seu projeto existe em TRIO, com Jaime Alvarez e Vítor Lima.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.