A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado a elevado, se se confirmar a previsão do fim da chuva e da subida de temperatura.
A informação consta do Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) relativo à semana de 03 a 09 de maio e divulgado hoje.
“Durante o fim de semana, a concentração polínica deverá manter-se baixa a moderada, pelo efeito de ‘lavagem da atmosfera’, causado pela precipitação, que está prevista ocorrer em Portugal continental”, adianta o boletim.
A previsão da SPAIC é que a partir de dia 06 os doentes alérgicos corram um risco elevado nas regiões da Beira Litoral, Beira Interior, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve, sendo o risco moderado a elevado na de Trás-os-Montes e Alto Douro e na de Entre Douro e Minho.
Para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, a previsão para a próxima semana é de uma concentração polínica baixa.
A SPAIC recomenda que se “esteja atento à previsão de meteorologia, para complementar a previsão polínica”.
Quanto à proveniência dos grãos de pólen, destacam-se no continente os “das árvores oliveira, pinheiro, carvalhos, azinheira e sobreiro e das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga, azeda e urticáceas (inclui a parietária)”.
Nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Setúbal e também no Arquipélago da Madeira em particular “observa-se a polinização do quenopódio” e nas do Norte e do Centro do país destaca-se o pólen da bétula.
Na Madeira e nos Açores, o pólen será “maioritariamente proveniente” das árvores pinheiro e cipreste (e/ou criptoméria no maior dos arquipélagos) e das ervas urticáceas (inclui a parietária), urtiga, tanchagem e gramíneas.
Viana do Castelo tem mais um motivo de orgulho: a jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, destacou-se nas audições do programa “La Voz”, transmitido pela Antena 3, em Espanha.
Viana do Castelo volta a integrar, pelo segundo ano consecutivo, a Portugal Tech Week, o maior festival descentralizado de inovação e tecnologia em Portugal. A cidade recebe, no próximo dia 7 de novembro, o Viana do Castelo Tech Day 2025, um evento que promete reunir empreendedores, empresas, investidores e estudantes num dia inteiramente dedicado à tecnologia e à inovação.
A Juventude Viana regressa esta noite ao Pavilhão José Natário para defrontar a AA Espinho, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, marcado para as 21h30 e com transmissão em direto na Viana TV.
A Escola de Música de Perre promove este sábado, 18 de outubro, às 22h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a 11.ª edição do concurso de bandas de garagem “Sounds Out”.
O Santa Luzia FC regressa este sábado, 18 de outubro, ao Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, para disputar a 7.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal, frente à equipa da Novasemente. O encontro tem início marcado para as 18h00.
O reconhecido DJ Zézé Gonçalves assinala esta noite quatro décadas de carreira com uma festa comemorativa no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, na Marina de Viana do Castelo. O evento, que tem início às 23h00 e se prolonga até às 06h00, promete uma noite repleta de música, nostalgia e celebração, reunindo amigos, fãs e colegas de profissão.
O candidato presidencial Gouveia e Melo esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo, onde visitou os estaleiros da West Sea e recebeu o apoio do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.