A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte informou em comunicado que foi ultrapassado, no domingo, o valor do limiar da concentração do ozono na atmosfera, na região, atingindo os 186 microgramas por metro cúbico (186 µg/m3).
Segundo o comunicado, o limiar da informação à população são os 180 µg.m3 enquanto o limiar de alerta da população está fixado nos 240 µg.m-3.
A leitura foi obtida na Estação de Burgães, em Santo Tirso, assinala o comunicado.
Na nota de imprensa, a CCDR-N salienta que o “ozono troposférico é um poluente secundário, o que significa que não é emitido diretamente por nenhuma fonte, formando-se através de reações fotoquímicas entre poluentes como o monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COV), em presença da radiação solar”.
“A origem do ozono troposférico é, por vezes, de difícil determinação, sendo que os poluentes responsáveis pela formação deste composto numa dada hora e local podem eventualmente resultar do transporte de emissões produzidas em locais a uma média/longa distância”, continua o comunicado.
Os valores mais elevados deste poluente ocorrem geralmente no verão, durante o período da tarde, coincidindo com a máxima atividade fotoquímica, acrescenta a nota de imprensa.
A CCDR-N informa que durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde).
Por este motivo, prossegue, a atividade física intensa ao ar livre deve ser reduzida ao mínimo e devem também ser evitados outros fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e a utilização de produtos irritantes contendo solventes na sua composição, uma vez que estes podem agravar os efeitos da exposição a concentrações elevadas de ozono.
Os grupos de população particularmente vulneráveis a este tipo de poluição devem também respeitar escrupulosamente os tratamentos médicos em curso ou recorrer a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.
O terceiro concurso para recrutamento de mais 23 motoristas para os transportes públicos de Viana do Castelo abre na segunda-feira, sendo que o município já contratou 29 Agentes Únicos de Transportes.
Concluído o Palco das Artes - um dos mais emblemáticos investimentos culturais do concelho - a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira prossegue com uma nova fase de valorização urbana, com uma intervenção profunda no Mercado Municipal, um edifício com mais de 30 anos de existência.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte informou em comunicado que foi ultrapassado, no domingo, o valor do limiar da concentração do ozono na atmosfera, na região, atingindo os 186 microgramas por metro cúbico (186 µg/m3).
O Município de Ponte de Lima acolhe a exposição “Brincadeiras Entre Nós” – Exposição Sensorial da noc studio que estará patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português até 30 de novembro.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou seis vítimas mortais, 513 salvamentos e 1.215 ações de primeiros socorros nas praias portuguesas em três meses da época balnear, entre 01 de maio e 31 de julho.
O Sport Clube Vianense, Futebol SAD, venceu (1-0) o Vitória SC B, e conquistou a VII edição do Troféu Manuel Passos. O único golo do encontro foi apontado ainda na primeira parte por Saliu Só.
Portugal continental está, até quinta-feira, em situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio nos próximos dias, anunciou este sábado a ministra da Administração Interna.