Hoje, quarta-feira, 19 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para além disso, vários concelhos de todos os distritos do continente estão em perigo elevado de incêndio.
Em perigo máximo estão os concelhos de Portimão, Monchique, Silves, Faro, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã (Castelo Branco), Mação, Vila Nova da Barquinha, Tomar (Santarém). O IPMA colocou também mais de 60 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado. Vários concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.
Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo. Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Desde o início do ano, as 4 126 ocorrências de fogo já afetaram 9 076 hectares de espaços rurais.
O IPMA prevê para esata quarta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro, e vento fraco a moderado, soprando por vezes forte no litoral a sul do Cabo da Roca e nas terras altas, em especial a partir da tarde. A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro, em especial do litoral. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 35 (em Évora).
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).