Hoje, quarta-feira, 19 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para além disso, vários concelhos de todos os distritos do continente estão em perigo elevado de incêndio.
Em perigo máximo estão os concelhos de Portimão, Monchique, Silves, Faro, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã (Castelo Branco), Mação, Vila Nova da Barquinha, Tomar (Santarém). O IPMA colocou também mais de 60 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado. Vários concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.
Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo. Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Desde o início do ano, as 4 126 ocorrências de fogo já afetaram 9 076 hectares de espaços rurais.
O IPMA prevê para esata quarta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro, e vento fraco a moderado, soprando por vezes forte no litoral a sul do Cabo da Roca e nas terras altas, em especial a partir da tarde. A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro, em especial do litoral. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 35 (em Évora).
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.