O concelho de Viana do Castelo foi aquele que, nos três primeiros trimestres de 2024, registou a mais expressiva subida das exportações a Norte.
A capital do Alto Minho registou, em setembro, um aumento de 37,2% das exportações, o valor mais alto conquistado nos nove primeiros meses do ano passado, de acordo com o relatório “Norte Conjuntura” da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
As exportações de bens do Norte aumentaram 1,9% no 3º trimestre de 2024 face ao período homólogo do ano transato, invertendo a trajetória negativa observada nos últimos quatro períodos. A evolução das exportações de bens nas diferentes sub-regiões do Norte observou dinâmicas distintas no 3º trimestre de 2024. Pela positiva, destacam-se as sub-regiões do Cávado (6,4%) e do Alto Minho (5,3%) com os aumentos homólogos mais acentuados.
Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, doze observaram um crescimento nas exportações de bens no 3º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os maiores aumentos ocorreram em Braga (+17,2%), Porto (+16,9%) e Viana do Castelo (+15,1%).
Face ao período homólogo de 2023, no terceiro trimestre de 2024 Viana do Castelo registou sempre variações positivas, destacando-se o mês de setembro: julho + 5,5%, agosto + 6,2%, setembro + 37,2%.
Com periodicidade trimestral, o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
Já há poucas semanas o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha confirmado que, em outubro de 2024, Viana do Castelo exportou bens no valor de mais de 104 milhões de euros.
O concelho registou, nesse mês, um crescimento considerável face ao mês homólogo de 2023 (que registara 75,494 milhões de euros). Foi o maior crescimento entre os 86 concelhos do Norte e o segundo maior do país, entre os concelhos que exportaram mais de 100 milhões de euros, de acordo com o INE.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.