O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2025 aconteceu em Sabrosa, num evento largamente participado, que foi também mais uma extraordinária oportunidade de divulgar e dar visibilidade ao concelho de Caminha.
A entrega dos prémios contou com a participação dezenas de representantes de Marcas e de Câmaras Municipais, contribuindo para a promoção das diferentes regiões do país. O Município de Caminha foi representado pela Chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal, Angelina Esteves.
As distinções dizem respeito à 8ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, um sistema de avaliações de âmbito nacional. A informação e imagens sobre os dois ícones premiados já se encontram online no website, em www.cinco-estrelas.pt
A informação sobre a Serra d’Arga está online em https://r.cinco-estrelas.pt/vencedor/serra-darga/ enquanto a Praia de Moledo é dada a conhecer em https://r.cinco-estrelas.pt/vencedor/praia-de-moledo/
Como já referimos, este é mais um galardão que reconhece o nosso território, não apenas pela beleza natural, mas também pelas condições que oferece e pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.
Recordamos que, no caso da Serra d’Arga, por exemplo, tem sido realizado um intenso trabalho de investigação, valorização e defesa, sendo um dos resultados a informação reunida, bastante completa, no website https://www.serradarga.pt/ divulgado também, agora, pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões. Aqui ficamos a conhecer com pormenor um espaço de excelência: A Serra d’Arga “constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela vastidão das paisagens agrestes do seu topo, mas também pela singularidade dos seus valores naturais. Nos pontos mais altos da serra, dominados por imponentes maciços graníticos, existem áreas naturais de pastagem de rara beleza onde ocorrem diversos tipos de matos numa matriz de pastagens com uma diversidade florística notável. Nestes matos e prados alimentam-se cabras, vacas e garranos, coexistindo no mesmo ecossistema do lobo, que tem aqui uma das populações mais próximas do litoral. Perto das pitorescas aldeias que se desenvolvem na transição para o xisto, existem campos de cultivo, lameiros e bosques naturais, atravessados por diversas linhas de água. Outrora, estes rios e ribeiros forneciam a energia aos moinhos, que ainda se podem observar, e onde se fazia a moagem dos cereais cultivados nos campos”.
A distinção atribuída à Praia de Moledo é mais uma confirmação do seu prestígio nacional e internacional. Trata-se de uma praia belíssima e de grande qualidade, reconhecida e galardoada repetidamente.
Os Prémios Cinco Estrelas Regiões são descritos como “um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe cada região (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional; bem como premeia marcas portuguesas que se destacam a nível regional. Os ícones regionais são identificados anualmente através de uma votação nacional”.
A organização esclarece ainda que “a seleção dos vencedores envolveu um rigoroso processo de avaliação, contando com a participação de 498.660 consumidores, os quais analisaram mais de 1.022 marcas. Destas, apenas 141 alcançaram o estatuto Cinco Estrelas, ou seja, pouco mais de 13% do total analisado. Esta é, pois, a demonstração da sua excelência, por via de um amplo reconhecimento público por parte de quase meio milhão de pessoas, bem como do rigor metodológico por que se rege aquele que o melhor sistema de avaliação nacional. Os Prémios Cinco Estrelas Regiões reforçam, assim, o seu compromisso em distinguir o que de melhor se faz em Portugal, contribuindo para a valorização do património, cultura e tecido empresarial do nosso país”.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.