Logo
Regional

Complexo de enoturismo em Geraz do Lima gera novos postos de trabalho

27 Fevereiro, 2023 | 17:06
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um contrato de investimento com a empresa Verde Impressionante – Vinificação de Vinhos Unipessoal LDA com o intuito de criar um complexo de enoturismo em Geraz do Lima, no concelho de Viana. O protocolo irá permitir, ao abrigo do regime de incentivos em vigor, a isenção de pagamento das taxas de licenciamento da operação urbanística. 

O investimento privado diz respeito à instalação de um empreendimento no Solar da Videira e Solar de Louredo, nas terras de Geraz, integrando a requalificação e reconversão de duas quintas dedicadas à produção de vinho, onde existem edificações destinadas à habitação e atividades agrícolas, requalificando estes espaços e reconvertendo-os em edifícios destinados à produção de vinhos complementada pela atividade turística.

As atividades, que implicam a criação de seis novos postos de trabalho e um investimento de 5,8 milhões de euros, são a produção de vinhos comuns e vinhos espumantes, um museu, o comércio de vinhos e restauração, complementado por diversos edifícios destinados a hotéis.

O empreendimento tem como principal objetivo a construção de uma adega para vinificação, estabilização e engarrafamento do vinho proveniente da transformação de uvas de produção própria e será complementado por outras atividades de apoio, destinadas a turismo, pelo que o promotor tem vindo, ao longo dos últimos anos, a fazer um forte investimento na aquisição de terrenos destinados à plantação de vinhas, alcançando atualmente uma produção de cerca de 300 toneladas de uvas, ou seja, aproximadamente 200 mil litros de vinho.

No contrato de investimento pode ler-se que “o Município vai apoiar o projeto de investimento através do processo de licenciamento e o investidor compromete-se a manter a sede social da empresa em Viana do Castelo e a manter as instalações em funcionamento durante pelo menos dez anos, para além das isenções previstas no Regime de Incentivos”.

Este investimento é apoiado pelo Município no âmbito do Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional e do mar, setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, equipamentos de utilização coletiva, abrangendo ainda a regeneração urbana e operações urbanísticas.

O regime inclui ainda dispensa de caução ou seguro caução na liquidação de taxas, possibilitando ainda o pagamento em prestações das taxas de ocupação dos lotes do Parque Empresarial da Praia Norte, entre outras medidas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.

Internacional 18 Junho, 2024

Booking.com distingue Viana do Castelo como 3ª cidade mais acolhedora do mundo

Desde 2012 que a Booking.com reconhece os destinos e alojamentos mais acolhedores. Este ano, esta avaliação parte de uma análise de cerca de 309 milhões de comentários de viajantes. Baseando-se nessa análise, Viana do Castelo foi reconhecida como a 3ª cidade mais acolhedora do mundo.