A criação "Manuela Rey is in da House", escrita e dirigida por Fran Nuñez, é o espetáculo de abertura do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no dia 16 de maio, às 19h00, no Teatro Nacional de S. João, no Porto.
Espetáculo bilingue, com intérpretes portugueses e espanhóis, trata-se de uma criação que mergulha na vida de Manuela Rey, atriz nascida em 1842 na aldeia de Mondoñedo, na Galiza, que triunfou no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, com apenas 23 anos.
Uma página esquecida da história do teatro galego e português, num espetáculo extremamente visual, com Mariana Carballal, Neto Portela, Nuno J. Loureiro, Paula Ballesteros (investigadora), Rafaela Sá, Raquel Crespo, Teresa Vieira e Xosé Lois Romero (músico).
Estreado no Festival de Teatro de Viana do Castelo de 2023, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, “Manuela Rey is in da House” esteve também em cena no Teatro Principal de Santiago de Compostela.
Apresenta-se agora no Porto, na seleção de espetáculos FITEI, em duas récitas, nos dias 16 e 17 de maio, às 19h00 e às 21h00, respetivamente. Os bilhetes estão disponíveis presencialmente na bilheteira do Teatro Nacional de S. João, no Porto e em bol.pt, com preços entre 7,50€ e 16€.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.