A criação "Manuela Rey is in da House", escrita e dirigida por Fran Nuñez, é o espetáculo de abertura do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no dia 16 de maio, às 19h00, no Teatro Nacional de S. João, no Porto.
Espetáculo bilingue, com intérpretes portugueses e espanhóis, trata-se de uma criação que mergulha na vida de Manuela Rey, atriz nascida em 1842 na aldeia de Mondoñedo, na Galiza, que triunfou no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, com apenas 23 anos.
Uma página esquecida da história do teatro galego e português, num espetáculo extremamente visual, com Mariana Carballal, Neto Portela, Nuno J. Loureiro, Paula Ballesteros (investigadora), Rafaela Sá, Raquel Crespo, Teresa Vieira e Xosé Lois Romero (músico).
Estreado no Festival de Teatro de Viana do Castelo de 2023, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, “Manuela Rey is in da House” esteve também em cena no Teatro Principal de Santiago de Compostela.
Apresenta-se agora no Porto, na seleção de espetáculos FITEI, em duas récitas, nos dias 16 e 17 de maio, às 19h00 e às 21h00, respetivamente. Os bilhetes estão disponíveis presencialmente na bilheteira do Teatro Nacional de S. João, no Porto e em bol.pt, com preços entre 7,50€ e 16€.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.