Pelo terceiro ano consecutivo, a Krisálida promove o projeto "Laboratório Kriativo – Projeto de Teatro e Comunidade", destinado a todos os residentes do Concelho de Caminha, a partir dos 16 anos de idade, de forma gratuita.
Este é um projeto de caráter comunitário que visa fomentar o diálogo entre os integrantes através da recolha e cruzamento de histórias e vivências pessoais. Realiza-se ao longo de 9 meses, convidando os envolvidos a concretizar um objeto artístico que os represente, tanto dentro como fora do palco, culminando o mesmo com a apresentação de um exercício final/espetáculo.
“Nos dois últimos anos, houve uma população sénior que frequentou a oficina, o que torna esta iniciativa muito interessante e importante. Esta mescla de experiências entre os mais novos e os mais velhos é fundamental para fomentar o diálogo, o convívio, no fundo promover uma relação entre pessoas que partilham o mesmo território e os mesmos interesses no palco “, acrescenta a Diretora Artística Carla Magalhães.
Espera-se que o projeto alcance novos públicos, mas também que se mantenha o envolvimento das pessoas que participaram nas edições anteriores, dando continuidade aos seus progressos artísticos.
As inscrições para o Laboratório Kriativo já estão abertas. Para efetuar a inscrição, basta preencher o formulário online disponível através do link: https://bit.ly/laboratoriokriativo.
O início das sessões está previsto para o dia 5 de novembro, às terças-feiras, das 21h às 23h, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Este Laboratório é criado e desenvolvido pela Krisálida, que conta com financiamento da DGArtes/Ministério da Cultura e com o apoio do Município de Caminha.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.