Pelo terceiro ano consecutivo, a Krisálida promove o projeto "Laboratório Kriativo – Projeto de Teatro e Comunidade", destinado a todos os residentes do Concelho de Caminha, a partir dos 16 anos de idade, de forma gratuita.
Este é um projeto de caráter comunitário que visa fomentar o diálogo entre os integrantes através da recolha e cruzamento de histórias e vivências pessoais. Realiza-se ao longo de 9 meses, convidando os envolvidos a concretizar um objeto artístico que os represente, tanto dentro como fora do palco, culminando o mesmo com a apresentação de um exercício final/espetáculo.
“Nos dois últimos anos, houve uma população sénior que frequentou a oficina, o que torna esta iniciativa muito interessante e importante. Esta mescla de experiências entre os mais novos e os mais velhos é fundamental para fomentar o diálogo, o convívio, no fundo promover uma relação entre pessoas que partilham o mesmo território e os mesmos interesses no palco “, acrescenta a Diretora Artística Carla Magalhães.
Espera-se que o projeto alcance novos públicos, mas também que se mantenha o envolvimento das pessoas que participaram nas edições anteriores, dando continuidade aos seus progressos artísticos.
As inscrições para o Laboratório Kriativo já estão abertas. Para efetuar a inscrição, basta preencher o formulário online disponível através do link: https://bit.ly/laboratoriokriativo.
O início das sessões está previsto para o dia 5 de novembro, às terças-feiras, das 21h às 23h, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Este Laboratório é criado e desenvolvido pela Krisálida, que conta com financiamento da DGArtes/Ministério da Cultura e com o apoio do Município de Caminha.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.