Uma comitiva francesa multidisciplinar da cidade de Avignon, composta por representantes do Município, investigadores e profissionais da área alimentar, estão a realizar uma visita ao território do Alto Minho.
Esta visita insere-se no âmbito do projeto FEAST – Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets, que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em conjunto com outros parceiros europeus.
A comitiva de Avignon inclui Christian Rocci, vereador da Agricultura e Compras Públicas do Município de Avignon; Esther Sanz-Sanz e Claude Napoleone, investigadores do INRAE – Instituto Nacional Francês de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente; Jennifer Macia, representante da Direção da Cozinha Central do Município de Avignon; e Elsa Chiffard-Carricaburu, investigadora do projeto FEAST do Living Lab Avignon.
O objetivo desta visita é partilhar boas práticas do território do Alto Minho e o modus operandi em matéria de compras públicas “verdes” dos municípios, bem como visitar várias cozinhas e cantinas escolares com diferentes modelos de gestão e fornecimento de refeições, com destaque para modelos que incorporam as dietas locais, sustentáveis e os produtos locais produzidos em regimes de qualidade (variedades vegetais regionais e raças autóctones). A comitiva pretende também entrevistar produtores que fornecem cantinas escolares (valorizando assim a produção e os produtos locais), bem como responsáveis pelas compras públicas e gestão das cantinas.
Para além das visitas ao território, o programa da visita inclui várias reuniões com representantes de autarquias locais, estabelecimentos escolares, cooperativas agrícolas, associações de pesca, associações de pais, entre outros intervenientes da cadeia de fornecimento das refeições escolares, numa lógica de fomento dos circuitos curtos e de valorização dos produtos e produtores locais, em diversos municípios do Alto Minho.
O projeto FEAST foi aprovado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente e está a ser desenvolvido por um consórcio de 36 entidades europeias, entre instituições públicas, empresas, universidades e atores políticos, liderado pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
No Alto Minho, este projeto, que se apresenta como um projeto científico inovador e de elevada qualidade internacional, tem como objetivo criar e dinamizar um Laboratório Vivo, promovendo a cocriação de soluções inovadoras para uma alimentação saudável, local e sustentável, envolvendo todos os intervenientes da cadeia de valor, desde os municípios e escolas até aos pequenos agricultores, pescadores e investigadores.
A visita da comitiva francesa ao Alto Minho reforça o compromisso da região em participar ativamente na promoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, contribuindo para um futuro mais justo, equitativo e ambientalmente responsável.
Esta iniciativa está inserida no projeto “PA9. Enogastronomia: Sabores, ofertas e conhecimento”, do PROVERE Minho Inovação – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, aprovado pelo Norte 2020, do qual faz parte o III Congresso de Enogastronomia “Amar o Minho”, que ocorrerá nos próximos dias 25 e 26 de setembro, em Caminha.

Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.