A Assembleia Geral, que se realizará no dia 18 de fevereiro, em Viana do Castelo, deverá ratificar a incorporação dos municípios de Vilalba e Betanzos ao Eixo Atlântico.
Os municípios de Vilalba e Betanzos solicitaram, em outubro, a sua adesão ao Eixo Atlântico. Na Comissão Executiva, realizada na manhã de segunda-feira, em Pontevedra, a secretaria geral apresentou um relatório favorável após vários meses de reuniões com as duas cidades. A proposta de adesão deverá ser ratificada na Assembleia Geral, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro, em Viana do Castelo.
Igualmente, a Comissão Executiva aprovou a proposta de programa e de orçamento para ser enviada à Assembleia Geral. Este último é de 4.770.000 € em 2025, que inclui recursos próprios, assim como os provenientes de programas europeus.
Em 2025, à proposta de programa do Eixo Atlântico serão incorporadas duas novas linhas em sintonia com as prioridades da Comissão Europeia.
Por um lado, trabalhar-se-á no conceito de “mudança de hábitos” que desenvolve a Agenda Urbana, focando-se em áreas-chave como a energia, a mobilidade, a economia circular e o consumo responsável, assim como a prevenção do desperdício de alimentos.
Continuará a trabalhar-se nas ações que são consideradas de sucesso e que conseguiram uma alta participação social (desportos, educação, cultura e turismo) e aquelas outras de valor estratégico para a administração das cidades: economia, sustentabilidade urbana e coesão social. A segunda linha de trabalho é o processo de internacionalização no qual o Eixo Atlântico está imerso.
A experiência acumulada em 32 anos de vida do Eixo Atlântico, e os projetos de referência que cimentaram o seu prestígio na Europa e fora dela, impulsionaram uma estratégia de cooperação com países do outro lado do Atlântico, tanto lusófonos e hispânicos como com o Canadá, com os quais atualmente se está a trabalhar em programas de cooperação com o Eixo Atlântico.
Da mesma forma, a Comissão Executiva aprovou o relatório do presidente, Luís Nobre, e o das Comissões Políticas nos quais se reflete o elevado nível de execução do programa do Eixo Atlântico.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.