A Assembleia Geral, que se realizará no dia 18 de fevereiro, em Viana do Castelo, deverá ratificar a incorporação dos municípios de Vilalba e Betanzos ao Eixo Atlântico.
Os municípios de Vilalba e Betanzos solicitaram, em outubro, a sua adesão ao Eixo Atlântico. Na Comissão Executiva, realizada na manhã de segunda-feira, em Pontevedra, a secretaria geral apresentou um relatório favorável após vários meses de reuniões com as duas cidades. A proposta de adesão deverá ser ratificada na Assembleia Geral, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro, em Viana do Castelo.
Igualmente, a Comissão Executiva aprovou a proposta de programa e de orçamento para ser enviada à Assembleia Geral. Este último é de 4.770.000 € em 2025, que inclui recursos próprios, assim como os provenientes de programas europeus.
Em 2025, à proposta de programa do Eixo Atlântico serão incorporadas duas novas linhas em sintonia com as prioridades da Comissão Europeia.
Por um lado, trabalhar-se-á no conceito de “mudança de hábitos” que desenvolve a Agenda Urbana, focando-se em áreas-chave como a energia, a mobilidade, a economia circular e o consumo responsável, assim como a prevenção do desperdício de alimentos.
Continuará a trabalhar-se nas ações que são consideradas de sucesso e que conseguiram uma alta participação social (desportos, educação, cultura e turismo) e aquelas outras de valor estratégico para a administração das cidades: economia, sustentabilidade urbana e coesão social. A segunda linha de trabalho é o processo de internacionalização no qual o Eixo Atlântico está imerso.
A experiência acumulada em 32 anos de vida do Eixo Atlântico, e os projetos de referência que cimentaram o seu prestígio na Europa e fora dela, impulsionaram uma estratégia de cooperação com países do outro lado do Atlântico, tanto lusófonos e hispânicos como com o Canadá, com os quais atualmente se está a trabalhar em programas de cooperação com o Eixo Atlântico.
Da mesma forma, a Comissão Executiva aprovou o relatório do presidente, Luís Nobre, e o das Comissões Políticas nos quais se reflete o elevado nível de execução do programa do Eixo Atlântico.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo vão apresentar na próxima segunda-feira, 20 de outubro, um protótipo inovador de paragem de autocarro sustentável.
A Juventude Viana manteve o arranque perfeito na II Divisão de Hóquei em Patins ao vencer a AA Espinho por 6-1, no Pavilhão José Natário, em partida referente à 3.ª jornada do Campeonato Nacional, disputada na noite de sábado.
O Sport Clube Vianense vai enfrentar o União Futebol Comércio e Indústria na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, num jogo marcado para este domingo, dia 19 de outubro, às 15h00, no Campo da Bela Vista, em Setúbal.
A atleta vianense Marta Paço brilhou no Campeonato Europeu de Para Surfing 2025, realizado na Galiza, ao garantir o segundo lugar na competição organizada pela European Surfing Federation.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho apelou aos Governos de Portugal e de Espanha para que assumam a gestão do rio Minho como uma prioridade conjunta na próxima Cimeira Luso-Espanhola, marcada para 5 de novembro.
A 3.ª Corrida da Ponte, que se realiza este domingo, 19 de outubro, em Viana do Castelo, vai provocar alterações temporárias no trânsito em várias zonas da cidade.
Viana do Castelo tem mais um motivo de orgulho: a jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, destacou-se nas audições do programa “La Voz”, transmitido pela Antena 3, em Espanha.