A Assembleia Geral, que se realizará no dia 18 de fevereiro, em Viana do Castelo, deverá ratificar a incorporação dos municípios de Vilalba e Betanzos ao Eixo Atlântico.
Os municípios de Vilalba e Betanzos solicitaram, em outubro, a sua adesão ao Eixo Atlântico. Na Comissão Executiva, realizada na manhã de segunda-feira, em Pontevedra, a secretaria geral apresentou um relatório favorável após vários meses de reuniões com as duas cidades. A proposta de adesão deverá ser ratificada na Assembleia Geral, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro, em Viana do Castelo.
Igualmente, a Comissão Executiva aprovou a proposta de programa e de orçamento para ser enviada à Assembleia Geral. Este último é de 4.770.000 € em 2025, que inclui recursos próprios, assim como os provenientes de programas europeus.
Em 2025, à proposta de programa do Eixo Atlântico serão incorporadas duas novas linhas em sintonia com as prioridades da Comissão Europeia.
Por um lado, trabalhar-se-á no conceito de “mudança de hábitos” que desenvolve a Agenda Urbana, focando-se em áreas-chave como a energia, a mobilidade, a economia circular e o consumo responsável, assim como a prevenção do desperdício de alimentos.
Continuará a trabalhar-se nas ações que são consideradas de sucesso e que conseguiram uma alta participação social (desportos, educação, cultura e turismo) e aquelas outras de valor estratégico para a administração das cidades: economia, sustentabilidade urbana e coesão social. A segunda linha de trabalho é o processo de internacionalização no qual o Eixo Atlântico está imerso.
A experiência acumulada em 32 anos de vida do Eixo Atlântico, e os projetos de referência que cimentaram o seu prestígio na Europa e fora dela, impulsionaram uma estratégia de cooperação com países do outro lado do Atlântico, tanto lusófonos e hispânicos como com o Canadá, com os quais atualmente se está a trabalhar em programas de cooperação com o Eixo Atlântico.
Da mesma forma, a Comissão Executiva aprovou o relatório do presidente, Luís Nobre, e o das Comissões Políticas nos quais se reflete o elevado nível de execução do programa do Eixo Atlântico.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.