Logo
Nacional

 Comércio de Proximidade critica transição digital e falta de apoios do Governo

25 Outubro, 2023 | 16:16
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) que acompanha as preocupações de um conjunto de associações empresariais de norte a sul do país, apela apoios ao Governo devido à insuficiente aposta das políticas públicas no sector do comércio para a transição digital.

Os diversos setores, que pela sua dimensão dão um contributo significativo para a economia e o emprego, têm passado por profundas transformações, onde são confrontados com desafios, nomeadamente o desafio da transição digital. 

O alerta para a falta de apoios efetivos ao comércio de proximidade conta com a AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo e a AEB – (Associação Empresarial de Braga) e com as associações empresariais da região de Coimbra (ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Associação Empresarial Regional, AESL (Associação Empresarial da Serra da Lousã, ACIBA (Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira), AEDP (Associação Empresarial de Poiares), CEMC ( Clube de Empresários de Miranda do Corvo), APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, NEP – Núcleo Empresarial de Penela, AEMIRA – Associação Empresarial de Mira, AEPS – Associação Empresarial de Pampilhosa da Serra).

A CCP considera que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dispõe de um montante de apoios dirigidos ao sector do comércio e serviços que é claramente residual, quer face ao montante total do programa, quer face aos apoios dirigidos especificamente às empresas. Por outro lado, existe um risco significativo de estes sectores serem novamente marginalizados do âmbito do PT 2030.

Neste contexto, a CCP  considera totalmente fundamentadas as pretensões deste conjunto de associações, que reclamam a criação de um programa de apoio à modernização do Comércio com a maior brevidade possível, assim como a criação de avisos de candidatura no âmbito do PT2030,  elaborados especificamente para os desafios, especificidades e reais necessidades do comércio e serviços de proximidade.

Estas pretensões ao encontro das propostas apresentadas pela CCP ao Governo no contexto da definição de uma Agenda para a Competitividade do Comércio e dos Serviços, prevista no Acordo de Concertação Social de 2022 e reafirmada recentemente no contexto da concertação social.

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Porto de Viana do Castelo vai expandir para apoiar descarbonização naval

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Internacional 17 Dezembro, 2025

Caminha, A Guarda e O Rosal avançam com Eurocidade da Foz do Minho

Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.

Regional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça articulação com freguesias na área da Coesão Social

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Salário mínimo vai subir para 920 euros em 2026

O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.

Nacional 17 Dezembro, 2025

GNR desmantela grupo suspeito de furtos em instituições no Norte e Centro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Juventude Viana assina recuperação épica frente à Oliveirense e mantém percurso 100% vitorioso

A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.