O Município de Caminha inicia este sábado, 16 de março, as comemorações do centenário de Vila Praia de Âncora, dia em que se assinala o 50º aniversário da morte do almirante Jorge M. Ramos Pereira.
O almirante Jorge M. Ramos Pereira foi um benemérito para a população ancorense. Tem o seu busto na Praça da República, o coração de Vila Praia de Âncora, e também deu o nome ao mais recente auditório daquela vila. “É de referir que Vila Praia de Âncora comemora os 100 anos no dia 8 de julho”, realçou o Município de Caminha em nota.
As comemorações iniciam este sábado, pelas 15h00, com o descerrar da placa de homenagem da população de Vila Praia de Âncora ao almirante Jorge M. Ramos Pereira no 50º Aniversário do seu falecimento, na Praça da República, seguido de romagem ao cemitério.
Pelas 16h00, no cemitério de Vila Praia de Âncora terá lugar uma homenagem, com depósito de coroa de flores, ao almirante Ramos Pereira, com a intervenção de Adelino Morais Cabral.
A abertura das comemorações termina com a cerimónia de abertura das comemorações do centenário da elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora com um concerto protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão. Este momento decorrerá no Auditório Ramos Pereira, pelas 17h00.
De acordo com a autarquia, o programa das comemorações vai prolongar-se até dezembro com várias iniciativas “que serão oportunamente divulgadas”.
O almirante Ramos Pereira, enquanto benemérito, já em agosto de 1960 havia criado a Fundação de Vila Praia de Âncora, de cariz benemérito e assistencial. Em 22 de setembro de 1972, esta passa a usufruir de um carácter formal, regendo-se por Estatutos Associativos e alterando a denominação para Grupo de Promoção Escolar de Vila Praia de Âncora. Em ambos os casos, as suas linhas orientadoras tinham como finalidade principal: prestar a estudantes necessitados de Vila Praia de Âncora e das freguesias do Vale do Âncora o auxílio indispensável à sua educação escolar na: frequência de cursos liceais, técnico-profissionais, do ciclo preparatório ou da telescola, auxiliando nas matrículas, propinas, material escolar, transportes e outras despesas, conforme as carências dos assistidos e disponibilidades financeiras da associação.
Outra das facetas mais conhecidas do Almirante Ramos Pereira, era a colocação de jovens pescadores na Pesca do Bacalhau, principalmente na década de 60, após o estalar da guerra colonial, isentando-os, assim, de cumprir o serviço militar. Providenciava, igualmente, estudos a adultos que, por razões de ordem profissional, necessitavam de obter o diploma da 4ª classe.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.