O Município de Caminha inicia este sábado, 16 de março, as comemorações do centenário de Vila Praia de Âncora, dia em que se assinala o 50º aniversário da morte do almirante Jorge M. Ramos Pereira.
O almirante Jorge M. Ramos Pereira foi um benemérito para a população ancorense. Tem o seu busto na Praça da República, o coração de Vila Praia de Âncora, e também deu o nome ao mais recente auditório daquela vila. “É de referir que Vila Praia de Âncora comemora os 100 anos no dia 8 de julho”, realçou o Município de Caminha em nota.
As comemorações iniciam este sábado, pelas 15h00, com o descerrar da placa de homenagem da população de Vila Praia de Âncora ao almirante Jorge M. Ramos Pereira no 50º Aniversário do seu falecimento, na Praça da República, seguido de romagem ao cemitério.
Pelas 16h00, no cemitério de Vila Praia de Âncora terá lugar uma homenagem, com depósito de coroa de flores, ao almirante Ramos Pereira, com a intervenção de Adelino Morais Cabral.
A abertura das comemorações termina com a cerimónia de abertura das comemorações do centenário da elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora com um concerto protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão. Este momento decorrerá no Auditório Ramos Pereira, pelas 17h00.
De acordo com a autarquia, o programa das comemorações vai prolongar-se até dezembro com várias iniciativas “que serão oportunamente divulgadas”.
O almirante Ramos Pereira, enquanto benemérito, já em agosto de 1960 havia criado a Fundação de Vila Praia de Âncora, de cariz benemérito e assistencial. Em 22 de setembro de 1972, esta passa a usufruir de um carácter formal, regendo-se por Estatutos Associativos e alterando a denominação para Grupo de Promoção Escolar de Vila Praia de Âncora. Em ambos os casos, as suas linhas orientadoras tinham como finalidade principal: prestar a estudantes necessitados de Vila Praia de Âncora e das freguesias do Vale do Âncora o auxílio indispensável à sua educação escolar na: frequência de cursos liceais, técnico-profissionais, do ciclo preparatório ou da telescola, auxiliando nas matrículas, propinas, material escolar, transportes e outras despesas, conforme as carências dos assistidos e disponibilidades financeiras da associação.
Outra das facetas mais conhecidas do Almirante Ramos Pereira, era a colocação de jovens pescadores na Pesca do Bacalhau, principalmente na década de 60, após o estalar da guerra colonial, isentando-os, assim, de cumprir o serviço militar. Providenciava, igualmente, estudos a adultos que, por razões de ordem profissional, necessitavam de obter o diploma da 4ª classe.

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.