As Comédias do Minho apresentam, este sábado, dia 23, às 11 horas, no Cineteatro, em Vila Nova de Cerveira, a sessão "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.
Adaptado dos livros “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, e “A Manta” e “Daqui Ninguém Passa”, de Isabel Minhós Martins, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho, o espetáculo é protagonizado por Joana Mont’Alverne.
“O Duelo e Outras Histórias” narra o confronto entre dois homens que, após muito tempo a discutir, já não se lembram da razão inicial do conflito. Cansados de procurar uma solução, decidem resolver a disputa com um duelo. Como é habitual nesses confrontos, os dois homens contam cem passos, afastam-se, cada passo mais distante do ponto de origem, até que um dos homens, no meio da contagem, começa a questionar-se: Onde estou a ir?
A partir desta narrativa simples e envolvente, o espetáculo propõe uma reflexão sobre como os conflitos podem ser intermináveis e como a paz é o caminho para a resolução. A peça promete tocar os corações dos mais pequenos e também dos adultos, através da sua combinação de teatro, dança e música, transmitindo uma mensagem profunda e atual.
O projeto é uma encomenda das Comédias do Minho, que apostaram no talento e na sensibilidade artística de Joana Providência para a criação de uma obra única. Juntaram-se a esta produção o Teatro do Bolhão e o Braga25, resultando numa coprodução que promete um espetáculo de elevada qualidade e impacto, que será ainda apresentado gratuitamente à comunidade escolar e às famílias dos municípios de Melgaço, Monção e Paredes de Coura, até 8 de fevereiro de 2025.
De entrada livre, “O Duelo e Outras Histórias” oferece uma oportunidade imperdível para famílias e escolas assistirem a um espetáculo educativo e inspirador.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.