Logo
Regional

Comédias do Minho surpreendem com reposição surpresa

11 Junho, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Depois do forte acolhimento da digressão em março e abril, a peça "Chegar a Tempo ou Sobre o Desaparecimento", uma criação das Comédias do Minho com encenação de Joana Craveiro e do Teatro do Vestido, está de regresso. Mas desta vez, o reencontro faz-se ao ar livre, de forma espontânea, surpreendendo o público com apresentações-surpresa (duas por município) em espaços públicos como jardins, largos de capela, eiras, miradouros, parques de lazer e salões paroquiais.

A circular entre os cinco municípios do Vale do Minho – Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira -, esta nova digressão propõe um verão feito de encontros inesperados, em lugares que, noutros tempos, eram locais de ponto de encontro e de convívio.

O local e horário de cada apresentação será anunciado apenas na véspera através das redes sociais das Comédias do Minho e, no próprio dia, um carro com altifalantes percorrerá as ruas das localidades para anunciar o palco e horário. Algumas sessões acontecerão ao fim da tarde, aproveitando a luz dourada e as paisagens naturais como cenários vivos da cena, e outras terão lugar ao início da noite, evocando os velhos tempos dos serões partilhados.

Com esta circulação estival, as Comédias do Minho levam novamente ao coração das comunidades uma criação que mergulha na memória coletiva e convoca os fantasmas, as perdas, mas também a esperança de um reencontro possível. Inspirada em testemunhos reais recolhidos nos cinco municípios, “Chegar a Tempo” questiona o desaparecimento dos espaços de convívio nas pequenas localidades e celebra o poder da escuta, da memória e do teatro como lugar comum.

A produção é uma parceria entre as Comédias do Minho e o Teatro do Vestido, dirigida a um público maior de 12 anos. Com esta iniciativa, as Comédias do Minho reforçam a sua missão de levar programação cultural de qualidade às comunidades, promovendo o acesso à criação contemporânea em diálogo direto com os territórios. Ao regressar com esta peça ao ar livre, em locais simbólicos do convívio coletivo, o projeto volta a afirmar o teatro como espaço de encontro e partilha, onde a memória, a escuta e a imaginação se cruzam com o quotidiano de quem ali vive.

Ficha artística:
Criação e direcção: Estêvão Antunes, Francisco Madureira, Tânia Guerreiro
Texto: Joana Craveiro
Co-criação e interpretação: Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Sara Costa
Espaços sonoros: Francisco Madureira
Cenografia: Cátia Barros
Figurinos: Tânia Guerreiro
Direcção técnica e desenho de luz: Vasco Ferreira
Assistência de cenografia: Diana Ramalho
Assistência de encenação: Mira Bulhões
Assistência: Leonor Pereira
Co-produção: Comédias do Minho e Teatro do Vestido

As Comédias do Minho iniciaram a sua atividade profissional em 2004, com o objetivo de levar o teatro às aldeias do Vale do Minho, promovendo uma relação próxima e genuína com as comunidades locais. A Companhia tem investido na circulação de criadores nacionais e internacionais, oferecendo uma programação diversificada que reflete o seu compromisso com a arte e a cultura.

A sua atuação é estruturada em três pilares principais: a Companhia de Teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário, que trabalham de forma integrada e complementar. A missão das Comédias do Minho é clara: criar um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica do Vale do Minho, com um forte foco no envolvimento das populações.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Julho, 2025

Realizador vianense Flávio Cruz conquista o Brasil com 10 prémios e o Grande Troféu do Festival

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da  mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de  Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande  Prémio do Festival. 

Regional 3 Julho, 2025

Biblioteca de Jardim convida à leitura ao ar livre em Valença

Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.

Regional 3 Julho, 2025

GNR deteta 43 infrações por estacionamento irregular “às portas” da Lagoa da Esturranha

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.

Regional 3 Julho, 2025

Secretário de Estado da Agricultura visita hoje a Feira do cavalo de Ponte de Lima

O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é o convidado de honra para a abertura oficial da XVII Feira do Cavalo de Ponte de Lima.

Regional 3 Julho, 2025

Feijão Tarreste é o ingrediente estrela do Concurso Gastronómico da Escola Superior Agrária do IPVC

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.

Nacional 3 Julho, 2025

AIMA abre vagas para agendar prorrogação de vistos expirados

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".

Desporto 3 Julho, 2025

Diogo Jota e o irmão morrem em acidente de viação em Espanha

Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.