As Comédias do Minho lançam uma open call para a Queima de Judas 2025, convidando pessoas de todas as idades a integrar este espetáculo de teatro de rua, que há quase duas décadas acontece em Vila Nova de Cerveira. Não é necessária experiência, apenas vontade de participar e fazer parte desta grande celebração comunitária.
A Queima de Judas, tradição que marca a passagem do velho para o novo e assinala a chegada da Primavera, volta a ser reinventada pelas Comédias do Minho. O espetáculo decorrerá no sábado que antecede a Páscoa, numa noite carregada de simbolismo, onde a condenação de Judas se transforma numa narrativa de redenção, esperança e comunhão.
Este espetáculo de teatro de rua, realizado desde 2006 pelas Comédias do Minho a convite do Município de Vila Nova de Cerveira, destaca-se pela sua fusão entre tradição e inovação, aliando o envolvimento da comunidade local a uma forte componente performativa e musical. A edição de 2025 promete ser um grande momento, onde a música e o teatro se unem numa grande celebração ao ar livre, envolvendo público e participantes num pulsar coletivo que culmina na simbólica Queima de Judas.
Inscrições abertas até 30 de março
As inscrições para participar nesta edição estão abertas até ao dia 30 de março de 2025. Não é necessária experiência prévia, apenas vontade de participar. Os ensaios decorrerão nas duas semanas antes da Páscoa, entre as 19 e as 22 horas, em Vila Nova de Cerveira. Todos os interessados devem enviar um e-mail para geral@comediasdominho.com com o nome e contacto para formalizar a sua participação.
As Comédias do Minho iniciaram a sua atividade profissional em 2004, com o objetivo de levar o teatro às aldeias do Vale do Minho, promovendo uma relação próxima e genuína com as comunidades locais. A Companhia tem investido na circulação de criadores nacionais e internacionais, oferecendo uma programação diversificada que reflete o seu compromisso com a arte e a cultura.
A sua atuação é estruturada em três pilares principais: a Companhia de Teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário, que trabalham de forma integrada e complementar. A missão das Comédias do Minho é clara: criar um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica do Vale do Minho, com um forte foco no envolvimento das populações.
A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
Viana do Castelo destaca-se no norte do país, com 8% das propriedades a desaparecerem rapidamente do mercado. Apesar de não chegar aos números de Faro (21%) ou do Porto (10%), a cidade mostra que a procura por imóveis na região continua forte.
A partir de amanhã, terça-feira, 20 de outubro, entra em vigor a proibição da pesca do tamboril nas águas sob jurisdição portuguesa e em várias zonas internacionais, anunciou a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Município de Caminha está a reforçar o investimento na educação infantil com o lançamento da segunda edição do School4All, um projeto inovador direcionado às crianças do pré-escolar da rede pública. A iniciativa, aprovada com financiamento de 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), representa um investimento total de mais de 250 mil euros, destinado a promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Os oitavos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo disputaram-se este domingo e foram palco de muita emoção, com jogos equilibrados, prolongamentos e decisões nas grandes penalidades.
Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.
O Sport Clube Vianense viu, na tarde deste domingo, dia 19 de outubro, o seu percurso na Taça de Portugal chegar ao fim, após uma derrota por 3-0 frente ao União Futebol Comércio e Indústria, em jogo da 3.ª eliminatória disputado no Campo da Bela Vista, em Setúbal.