As Comédias do Minho lançam uma open call para a Queima de Judas 2025, convidando pessoas de todas as idades a integrar este espetáculo de teatro de rua, que há quase duas décadas acontece em Vila Nova de Cerveira. Não é necessária experiência, apenas vontade de participar e fazer parte desta grande celebração comunitária.
A Queima de Judas, tradição que marca a passagem do velho para o novo e assinala a chegada da Primavera, volta a ser reinventada pelas Comédias do Minho. O espetáculo decorrerá no sábado que antecede a Páscoa, numa noite carregada de simbolismo, onde a condenação de Judas se transforma numa narrativa de redenção, esperança e comunhão.
Este espetáculo de teatro de rua, realizado desde 2006 pelas Comédias do Minho a convite do Município de Vila Nova de Cerveira, destaca-se pela sua fusão entre tradição e inovação, aliando o envolvimento da comunidade local a uma forte componente performativa e musical. A edição de 2025 promete ser um grande momento, onde a música e o teatro se unem numa grande celebração ao ar livre, envolvendo público e participantes num pulsar coletivo que culmina na simbólica Queima de Judas.
Inscrições abertas até 30 de março
As inscrições para participar nesta edição estão abertas até ao dia 30 de março de 2025. Não é necessária experiência prévia, apenas vontade de participar. Os ensaios decorrerão nas duas semanas antes da Páscoa, entre as 19 e as 22 horas, em Vila Nova de Cerveira. Todos os interessados devem enviar um e-mail para geral@comediasdominho.com com o nome e contacto para formalizar a sua participação.
As Comédias do Minho iniciaram a sua atividade profissional em 2004, com o objetivo de levar o teatro às aldeias do Vale do Minho, promovendo uma relação próxima e genuína com as comunidades locais. A Companhia tem investido na circulação de criadores nacionais e internacionais, oferecendo uma programação diversificada que reflete o seu compromisso com a arte e a cultura.
A sua atuação é estruturada em três pilares principais: a Companhia de Teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário, que trabalham de forma integrada e complementar. A missão das Comédias do Minho é clara: criar um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica do Vale do Minho, com um forte foco no envolvimento das populações.
O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.
Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
Para apoiar estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça o seu conjunto de bolsas e apoios. Com candidaturas abertas até 30 de maio, os alunos do IPVC podem concorrer à Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico, integrada no projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.
A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.
No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.
O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.