As Comédias do Minho, através do seu projeto pedagógico, apresentam o "555.5 - Curso Alargado Sem Interesse Nenhum" (CASIN), uma iniciativa pioneira destinada aos alunos do ensino secundário dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Este projeto piloto desafia os limites da educação tradicional, promovendo um percurso formativo que alia pensamento crítico a práticas artísticas e culturais. Para isso e durante três anos, formadores de renome nas áreas da escrita criativa, dramaturgia, filosofia, mediação e expressão dramática vão liderar sessões e oficinas para alunos e docentes. Albano Jerónimo dá o pontapé de saída já no próximo mês de dezembro.
“555.5 – Curso Alargado Sem Interesse Nenhum” – 5 grupos de alunos, 5 convidados, 5 meses, 5 municípios.
Destinado a estudantes do 10º ano, o CASIN propõe um percurso transformador que desenvolva competências de reflexão crítica e colaboração. Ao longo de três anos letivos, cinco grupos de alunos de cinco municípios do Vale do Minho participam em workshops mensais de 3h30, realizados entre dezembro e abril, e orientados por formadores de renome, nomeadamente Albano Jerónimo, Afonso Cruz, Marta Bernardes, Beatriz Batarda e José Maria Vieira Mendes. Esta abordagem inovadora garante um leque diversificado de experiências e conhecimentos, promovendo o enriquecimento cultural e educacional dos participantes.
Desafiar professores para um ensino transformador
Reconhecendo o papel central dos professores no sucesso de qualquer metodologia inovadora, o CASIN propõe ações de formação anuais destinadas também aos docentes. Os formadores, designados por “desarrumadores” trazem novas perspetivas e metodologias pedagógicas, desafiando os educadores a repensar práticas e a envolverem-se ativamente na promoção de uma educação mais inclusiva e estimulante. Entre os “desarrumadores” estão Lara Soares, Inês Barahona e Albano Jerónimo, cuja primeira formação, intitulada “Para Desarrumar as Cabeças”, acontece já entre 9 e 13 de Dezembro.
Dinâmica do curso inclui sessões presenciais
Cada ano letivo do CASIN é estruturado em ciclos de formação intensiva, com cinco oficinas orientadas pelos formadores principais. Em 2024/2025, o calendário contará com sessões lideradas por Albano Jerónimo, Afonso Cruz, Marta Bernardes, Beatriz Batarda e José Maria Vieira Mendes, distribuídas entre dezembro e abril. Os encontros incluem dinâmicas individuais e de grupo, com exercícios que estimulam tanto o corpo como a mente, criando um ambiente de aprendizagem ativa.
O CASIN culmina, em 2027, com uma publicação inédita coordenada por investigadores do ISCTE, que reunirá reflexões dos jovens participantes, professores, formadores e desarrumadores, servindo como registo e inspiração para futuros projetos educativos.
Um nome provocador, um objetivo claro
O título “555.5 – Curso Alargado Sem Interesse Nenhum” reflete a irreverência e criatividade das Comédias do Minho, desafiando perceções pré-concebidas sobre o que é “interessante”. Mais do que um nome, é uma provocação a alunos e professores para olhar para este programa com curiosidade e espírito aberto. O objetivo é desmistificar o conceito de “interesse”, mostrando que a aprendizagem mais relevante muitas vezes surge fora das estruturas formais.
O CASIN propõe-se não apenas transformar a experiência dos alunos, mas também criar impacto duradouro nas comunidades escolares e culturais do Vale do Minho. Este projeto é uma aposta no potencial transformador da educação, no poder das práticas artísticas e na formação de jovens cidadãos interessados, críticos e ativos.
O CASIN é, por isso, um convite para refletir sobre o futuro da educação e o papel das práticas culturais na formação de jovens cidadãos. Com um modelo colaborativo e inovador, este curso promete deixar uma marca indelével nos alunos, professores e comunidades envolvidas. Mais do que um projeto pedagógico, o CASIN é uma declaração de confiança na capacidade transformadora da educação.
O projeto envolve as escolas secundárias de Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira e Valença e a escola profissional EPRAMI, em Paredes de Coura, e conta com o apoio da Fundação “la Caixa”.
As Comédias do Minho iniciaram a sua atividade profissional em 2004, com o objetivo de levar o teatro às aldeias do Vale do Minho, promovendo uma relação próxima e genuína com as comunidades locais. A Companhia tem investido na circulação de criadores nacionais e internacionais, oferecendo uma programação diversificada que reflete o seu compromisso com a arte e a cultura.
A sua atuação é estruturada em três pilares principais: a Companhia de Teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário, que trabalham de forma integrada e complementar. A missão das Comédias do Minho é clara: criar um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica do Vale do Minho, com um forte foco no envolvimento das populações.
Desde fevereiro de 2024, Fátima Alçada ocupa o cargo de Diretora Artística, liderando o futuro das Comédias do Minho com uma visão renovada e um compromisso contínuo com a promoção da cultura local e a transformação social através da arte.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.