Até 26 de novembro, de quinta a domingo, as Comédias do Minho fazem jus ao seu nome com o espetáculo de teatro cómico e saudosista "Felizmente Sãozinha" onde Manuel Tur convida o público a voltar ao tempo da telefonia. Melgaço de 9 a 12 de novembro, Monção de 16 a 19 de novembro e Vila Nova de Cerveira de 23 a 26 de novembro.
Depois de estrear no concelho de Valença e de apresentar o espetáculo em Paredes de Coura, a companhia de teatro itinerante Comédias do Minho leva o espetáculo às vilas e aldeias de Melgaço, Monção e Vila Nova de Cerveira.
“Felizmente Sãozinha” transporta-nos para um dia de emissão nos tempos antigos da rádio em Portugal, onde quatro radialistas condignos preparam, gravam e transmitem os muitos programas que fazem a rotina desta estação.
Porém a grande missão das personagens é gravar o último episódio da radionovela que salvou a estação da falência nos últimos 6 anos.
“Felizmente Sãozinha” é o grande sucesso da emissora e o fim da radionovela que traz algumas incertezas à tona e revelam-se dramas, intrigas, segredos e aspirações românticas, dentro e fora da cabine de gravação.
Pelo meio, um sem-termo de rubricas de uma rádio de outro tempo, levam-nos da necrologia à previsão astrológica, passando por um espaço de resolução de quezílias e, claro está, ao tão aguardado episódio final.
Ao preparar, gravar e transmitir os muitos programas que fazem a rotina desta estação, as personagens embrenham-se num microcosmos de hierarquias, ambiguidades e pequenos atritos…
Manuel Tur e Gil Fesch (Apoio à Dramaturgia) esclarecem as intenções que os levaram a criar este espetáculo:
“Trata-se de um objeto teatral que recupera, pela via da comédia, o universo simbólico da radionovela e parte da intenção de dar a ouvir. Simples e ludicamente. Apoiado num longo processo de investigação documental, tem, assim, por referência essa particular tradição elocutória que associamos ao teatro radiofónico: a importância atribuída à palavra, o respeito pelo idioma e uma extrema exigência quanto à articulação — o culto da voz. Traz ainda para cena a mecânica radiofónica, com todos os seus artifícios, recursos e métodos, entregando-se, desse modo, a uma íntima reflexão acerca do processo de comunicação, num misto de encontros e descoincidências, acasos, simulacros, duplicações.”
A cenografia é de Filipe Tootill, os figurinos de Filipa Carolina e a sonoplastia de Joel Azevedo, tornam este regresso aos anos cinquenta numa experiência estética completa.
Entre o cómico e o saudosista, “Felizmente Sãozinha” transporta-nos para um espaço afetivo perdido no tempo, mas jamais esquecido.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.