As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
“Um dia por mês, um criador vai estar com os alunos a trabalhar o pensamento crítico, a fazer perguntas, a criar novas possibilidades, a discutir o mundo. Fica à responsabilidade do convidado se quer falar sobre teatro, filosofia, metafísica, se o quer fazer sentado ou deitado no chão. Há liberdade total. Uma vez por mês, ao longo de cinco meses, os alunos vão estar com eles e, no ano seguinte, eles voltam. A expectativa é que se crie algum tipo de hábito”, descreveu Fátima Alçada, diretora artística do projeto.
Albano Jerónimo, Afonso Cruz, Marta Bernardes, Beatriz Batarda e José Maria Vieira Mendes são os artistas convidados para “desarrumar” o Curso Alargado Sem Interesse Nenhum, que vai abranger cerca de 100 alunos de cinco escolas dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.
De acordo com Fátima Alçada, não haverá notas nem qualquer apresentação no final do Curso Sem Interesse Nenhum, assim chamado por abordar temas como “teatro, cultura, cidadania ou política”, que “toda a gente sabe que são temas sem interesse nenhum”.
“Queremos libertar este projeto da necessidade de apresentar resultados. O que queremos é contribuir para pessoas mais críticas, mais conscientes, mais atentas em relação ao mundo”, observou a diretora artística das Comédias do Minho.
A intenção é que o projeto tenha a duração de três anos para acompanhar os alunos que estão agora no 10.º ano até ao 12.º ano letivo.
“Se correr bem, gostaríamos de repetir a experiência com outros jovens noutros contextos”, afirmou Fátima Alçada.
Em 2027, a experiência deverá dar lugar a “uma publicação inédita coordenada por investigadores do ISCTE, reunindo “reflexões dos jovens participantes, professores, formadores e ‘desarrumadores’, servindo como registo e inspiração para futuros projetos educativos”.
As Comédias do Minho iniciaram a sua atividade profissional em 2004, com o objetivo de levar o teatro às aldeias do Vale do Minho, promovendo uma relação próxima e genuína com as comunidades locais.
A missão da companhia é “criar um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica do Vale do Minho, com um forte foco no envolvimento das populações”.
Paredes de Coura prepara-se para um fim de semana gastronómico, dias 15 e 16 de novembro, com destaque para o tradicional “Cozido à Moda de Coura”. O prato, símbolo da culinária local, poderá ser degustado em oito restaurantes do concelho: Barbaças, Romântica, Albergaria, Miquelina, Xisto, Os Mouras, Merendas e Renascer.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, a alteração ao regulamento do serviço público de transportes urbanos, que passa a incluir um passe único de 20 euros por mês para circular em todas as linhas do sistema TUViana. A nova medida integra ainda descontos e isenções para determinados grupos de passageiros.
A 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, o lema lançado pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) no triénio 2024-26 é “Diabetes e Bem Estar”. O foco é a promoção do Bem Estar da Pessoa com Diabetes em todas as suas vertentes por forma a melhorar a qualidade de vida das mesmas. A campanha deste ano foca-se, especificamente, na “Diabetes e o ambiente de trabalho”.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) comemorou esta segunda-feira 45 anos de atividade com uma sessão solene que reuniu estudantes, docentes, alumni e parceiros institucionais.
O Município de Ponte de Lima acolhe hoje 13 de novembro, às 18h30, a apresentação do livro “António Silva Monteiro: O homem, a casa e as suas circunstâncias (1822-1885)”, da autoria dos historiadores Gonçalo Maia Marques e José Augusto Maia Marques.
Um homem de 40 anos foi intercetado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao início da tarde do passado domingo, 10 de novembro, na Rua de Santo António, na sequência de uma operação de combate aos crimes contra o património.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.