A anfitriã Alemanha e a Escócia dão hoje o 'pontapé de saída' na 17.ª edição do Campeonato da Europa de futebol, que se prolonga até 14 de julho, num embate marcado para o Allianz Arena, em Munique.
Com arbitragem do francês Clément Turpin, o primeiro dos 51 jogos do Euro2024 tem início às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), depois da cerimónia de abertura e de uma homenagem ao recentemente malogrado Franz Beckenbauer.
O 17.º ‘capítulo’ do Europeu, que se começou a jogar há 64 anos, em 1960, é o terceiro alargado a 24 seleções, incluindo a estreante absoluta Geórgia e a Sérvia, que comete pela primeira vez como tal, desde o fim da Jugoslávia.
Entre os participantes, está também Portugal, pela nona vez e oitava consecutiva, que repete as presenças nas edições de 1984 (meias-finais), 1996 (quartos de final), 2000 (meias-finais), 2004 (final), 2008 (quartos de final), 2012 (meias-finais), 2016 (vencedor) e 2020 (oitavos de final).
França, Espanha, a detentora do título Itália, Inglaterra e Alemanha são as cinco campeãs mundiais presentes, num torneio em que Portugal e Países Baixos, já vencedores da prova, e Croácia e Bélgica também querem ter uma ‘palavra a dizer’.
Individualmente, o português Cristiano Ronaldo vai para mais um recorde, quando se tornar o primeiro jogador a alinhar numa sexta edição, ele que já é o futebolista com mais jogos (25), golos (14) e vitórias (12) em fases finais.
As atenções também se vão centrar muito no francês Kylian Mbappé, que foi, há dois anos, o melhor marcador do Mundial de 2022, disputado no Qatar, e assinou recentemente contratado com o campeão europeu Real Madrid.
A fase final realiza-se de 14 de junho a 14 de julho, começando com uma primeira fase com seis grupos de quatro equipas, apurando-se os dois primeiros de cada e os quatro melhores terceiros. Depois, a partir dos ‘oitavos’, é sempre a eliminar.
No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, dirigido pelo Maestro Alferes Ricardo Torres. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio Loureiro, foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
O Município de Caminha inicia esta segunda-feira um projeto de saúde de proximidade, privilegiando a população mais idosa e que vive nas freguesias mais distantes.
Um incentivo ao associativismo agrícola e a criação de um serviço de apoio à produção agropecuária são algumas das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença a desenvolver até 2029.
Depois das derrotas com o Portimonense (1-3) para a Taça de Portugal, e com o Pevidém (1-2) para o campeonato, o Sport Clube Vianense voltou a perder na competição. Desta vez em Santo Tirso, a equipa orientada por Pedro Lomba foi derrotada (3-2) pelo Tirsense.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 4ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a derrota (1-0) do Cardielense na Correlhã.
A 3.ª jornada da Liga Feminina Placard arrancou no sábado, com a realização de cinco dos seis encontros previstos para esta ronda. Na Tapadinha, em Lisboa, o Santa Luzia FC conquistou uma vitória (1-2) importante frente ao Atlético CP.