A anfitriã Alemanha e a Escócia dão hoje o 'pontapé de saída' na 17.ª edição do Campeonato da Europa de futebol, que se prolonga até 14 de julho, num embate marcado para o Allianz Arena, em Munique.
Com arbitragem do francês Clément Turpin, o primeiro dos 51 jogos do Euro2024 tem início às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), depois da cerimónia de abertura e de uma homenagem ao recentemente malogrado Franz Beckenbauer.
O 17.º ‘capítulo’ do Europeu, que se começou a jogar há 64 anos, em 1960, é o terceiro alargado a 24 seleções, incluindo a estreante absoluta Geórgia e a Sérvia, que comete pela primeira vez como tal, desde o fim da Jugoslávia.
Entre os participantes, está também Portugal, pela nona vez e oitava consecutiva, que repete as presenças nas edições de 1984 (meias-finais), 1996 (quartos de final), 2000 (meias-finais), 2004 (final), 2008 (quartos de final), 2012 (meias-finais), 2016 (vencedor) e 2020 (oitavos de final).
França, Espanha, a detentora do título Itália, Inglaterra e Alemanha são as cinco campeãs mundiais presentes, num torneio em que Portugal e Países Baixos, já vencedores da prova, e Croácia e Bélgica também querem ter uma ‘palavra a dizer’.
Individualmente, o português Cristiano Ronaldo vai para mais um recorde, quando se tornar o primeiro jogador a alinhar numa sexta edição, ele que já é o futebolista com mais jogos (25), golos (14) e vitórias (12) em fases finais.
As atenções também se vão centrar muito no francês Kylian Mbappé, que foi, há dois anos, o melhor marcador do Mundial de 2022, disputado no Qatar, e assinou recentemente contratado com o campeão europeu Real Madrid.
A fase final realiza-se de 14 de junho a 14 de julho, começando com uma primeira fase com seis grupos de quatro equipas, apurando-se os dois primeiros de cada e os quatro melhores terceiros. Depois, a partir dos ‘oitavos’, é sempre a eliminar.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.