Logo
Regional

Começa hoje a Feira Medieval de Caminha

26 Julho, 2023 | 9:53
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Caminha regressa à Idade Média a partir de hoje, com mais uma edição da Caminha Medieval este ano, subordinada ao tema “El Rey D. Dinis”.  Gastronomia, acampamento e ofícios medievais, teatro medieval, cetraria, queimada galega e tantos outros espetáculos, dão o mote a um pograma vasto e variado, que promete muita animação. Este ano com a novidade das “Experiências a Cavalo”.

A grande novidade desta edição são, como referimos, as “Experiências a Cavalo”, a cargo da Quinta de Chelo – Turismo Equestre, localizada no Largo Sidónio Pais e do Centro Equestre Elva, na Rua de São João. Consultar preços no programa específico.

Nas áreas temáticas destaque para o acampamento e ofícios medievais; oficina de caligrafia; teatro medieval Mansion, com a Krisálida; comédia medieval, com a Porta de Cena; caminhada medieval; Caminha Liborum, com uma viagem pela literatura medieval; acolhimento ao peregrino; cetraria; queimada galega nas tascas da Rua Direita e experiências a cavalo.

O Adro da Matriz volta a acolher o acampamento e os ofícios medievais. O campo civil e militar é uma recriação da época medieval com material bélico diverso e artefactos do quotidiano militar onde ocorrem atividades de treino na lide das armas e jogos de destreza. Quanto aos ofícios medievais, vai ser possível assistir ao vivo os artesãos demostrarem as artes, o fabrico de objetos e utensílios vários, indumentária, treinos de armas, entre eles, o malheiro, o escrivão, o carpinteiro, o ferreiro, a tecelagem, a cordoaria e a cozinha medieval. Também é neste recinto que vão decorrer os torneios medievais e o espetáculo “Preito de vassalagem”. Aqui também vão decorrer os jogos medievais. 

O Terreiro volta a ser um dos polos de atração com a exibição de aves de rapina diurnas e noturnas, materiais de falcoaria artesanal, exposição de ovos reis e plumas de variadíssimas espécies.

O mercado medieval vai ser atrativo, composto por mercadores, taberneiros e artesãos. Nas várias ruas do centro histórico de Caminha, o visitante vai encontrar os mais variados petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, entre muitos outros artigos.

Durante os cinco dias, a programação é convidativa: cortejo a cavalo Rei D. Dinis, a arte da caligrafia medieval, cavaleiros em desfile pelas ruas, espetáculos de fogo, torneio medieval, aves, acampamento civil e militar, oficinas e jogos para os mais novos, entre outros espetáculos. 

As portas do burgo abrem-se dia 26 de julho, pelas 18H00. Até às 00H00, são muitos os momentos de animação disponíveis: música medieval, teatro medieval, “Estórias ao Lume” – Mansion -Teatro Medieval; cavaleiros em desfile pelas ruas do reino; exibição de voos de aves de rapina e torneio medieval. Destacam-se ainda o cortejo “A cavalo Rei D. Dinis e a sua corte em terras do Minho” e o espetáculo de fogo “No Reino do Fogo”.

No dia 27 de julho, as portas do burgo abrem às 18H00, com espetáculos para todos os gostos. “A arte da caligrafia medieval” – Oficina de aprendizes; “As Fortuitas desventuras de D. Gonçalo Viegas de Alvarenga” (teatro); torneio medieval, espetáculo de fogo “A chama da Fada”, são alguns dos destaques do dia. 

No dia 28 de julho, as portas do burgo voltam a abrir-se às 18H00. Nesse dia, destacamos: “Histórias da fada varetas e do duende varola” – Oficina de Caligrafia; marionetas e teatro medieval; exibição de voos de aves de rapina; torneiro medieval; espetáculo de fogo “Fogo oriental”.

No dia 29 de julho, as portas do burgo abrem pelas 11H00. O dia vai ser preenchido com muitos momentos de animação. O grande destaque é o espetáculo “Preito de Vassalagem” – Combate, que terá lugar no Acampamento Militar, no Adro da Matriz

O último dia do evento, a animação tem início pelas 11H00. Comédia medieval com “Corregedores de forais” e “Paródia d’El Rey”; exibição de voos de aves de rapina; torneio medieval, cavaleiros em desfile pelas ru8as do reino, são alguns dos momentos com que os visitantes da Caminha Medieval vão ser surpreendidos. Esta edição termina com o cortejo “Despedida d’el Rei D. Dinis e a sua corte”, seguido do espetáculo de fogo “No reino do fogo”. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

Regional 17 Abril, 2024

Município de Valença vai apoiar Apicultores

O Município de Valença vai apoiar os apicultores locais através da oferta de meias alças lusitanas e lâminas alveoladas, iniciando assim um processo de modernização da apicultura local.

Cultura 17 Abril, 2024

“Ciclo de Polinização Musical” está de regresso a Paredes de Coura em maio

Lula Pena, Daniel Pereira Cristo e a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal são alguns dos nomes do cartaz do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, agendado para maio, revelou hoje a autarquia.