Caminha regressa à Idade Média a partir de hoje, com mais uma edição da Caminha Medieval este ano, subordinada ao tema “El Rey D. Dinis”. Gastronomia, acampamento e ofícios medievais, teatro medieval, cetraria, queimada galega e tantos outros espetáculos, dão o mote a um pograma vasto e variado, que promete muita animação. Este ano com a novidade das “Experiências a Cavalo”.
A grande novidade desta edição são, como referimos, as “Experiências a Cavalo”, a cargo da Quinta de Chelo – Turismo Equestre, localizada no Largo Sidónio Pais e do Centro Equestre Elva, na Rua de São João. Consultar preços no programa específico.
Nas áreas temáticas destaque para o acampamento e ofícios medievais; oficina de caligrafia; teatro medieval Mansion, com a Krisálida; comédia medieval, com a Porta de Cena; caminhada medieval; Caminha Liborum, com uma viagem pela literatura medieval; acolhimento ao peregrino; cetraria; queimada galega nas tascas da Rua Direita e experiências a cavalo.
O Adro da Matriz volta a acolher o acampamento e os ofícios medievais. O campo civil e militar é uma recriação da época medieval com material bélico diverso e artefactos do quotidiano militar onde ocorrem atividades de treino na lide das armas e jogos de destreza. Quanto aos ofícios medievais, vai ser possível assistir ao vivo os artesãos demostrarem as artes, o fabrico de objetos e utensílios vários, indumentária, treinos de armas, entre eles, o malheiro, o escrivão, o carpinteiro, o ferreiro, a tecelagem, a cordoaria e a cozinha medieval. Também é neste recinto que vão decorrer os torneios medievais e o espetáculo “Preito de vassalagem”. Aqui também vão decorrer os jogos medievais.
O Terreiro volta a ser um dos polos de atração com a exibição de aves de rapina diurnas e noturnas, materiais de falcoaria artesanal, exposição de ovos reis e plumas de variadíssimas espécies.
O mercado medieval vai ser atrativo, composto por mercadores, taberneiros e artesãos. Nas várias ruas do centro histórico de Caminha, o visitante vai encontrar os mais variados petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, entre muitos outros artigos.
Durante os cinco dias, a programação é convidativa: cortejo a cavalo Rei D. Dinis, a arte da caligrafia medieval, cavaleiros em desfile pelas ruas, espetáculos de fogo, torneio medieval, aves, acampamento civil e militar, oficinas e jogos para os mais novos, entre outros espetáculos.
As portas do burgo abrem-se dia 26 de julho, pelas 18H00. Até às 00H00, são muitos os momentos de animação disponíveis: música medieval, teatro medieval, “Estórias ao Lume” – Mansion -Teatro Medieval; cavaleiros em desfile pelas ruas do reino; exibição de voos de aves de rapina e torneio medieval. Destacam-se ainda o cortejo “A cavalo Rei D. Dinis e a sua corte em terras do Minho” e o espetáculo de fogo “No Reino do Fogo”.
No dia 27 de julho, as portas do burgo abrem às 18H00, com espetáculos para todos os gostos. “A arte da caligrafia medieval” – Oficina de aprendizes; “As Fortuitas desventuras de D. Gonçalo Viegas de Alvarenga” (teatro); torneio medieval, espetáculo de fogo “A chama da Fada”, são alguns dos destaques do dia.
No dia 28 de julho, as portas do burgo voltam a abrir-se às 18H00. Nesse dia, destacamos: “Histórias da fada varetas e do duende varola” – Oficina de Caligrafia; marionetas e teatro medieval; exibição de voos de aves de rapina; torneiro medieval; espetáculo de fogo “Fogo oriental”.
No dia 29 de julho, as portas do burgo abrem pelas 11H00. O dia vai ser preenchido com muitos momentos de animação. O grande destaque é o espetáculo “Preito de Vassalagem” – Combate, que terá lugar no Acampamento Militar, no Adro da Matriz.
O último dia do evento, a animação tem início pelas 11H00. Comédia medieval com “Corregedores de forais” e “Paródia d’El Rey”; exibição de voos de aves de rapina; torneio medieval, cavaleiros em desfile pelas ru8as do reino, são alguns dos momentos com que os visitantes da Caminha Medieval vão ser surpreendidos. Esta edição termina com o cortejo “Despedida d’el Rei D. Dinis e a sua corte”, seguido do espetáculo de fogo “No reino do fogo”.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.