Logo
Regional

Começa hoje a Feira Medieval de Caminha

26 Julho, 2023 | 9:53
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Caminha regressa à Idade Média a partir de hoje, com mais uma edição da Caminha Medieval este ano, subordinada ao tema “El Rey D. Dinis”.  Gastronomia, acampamento e ofícios medievais, teatro medieval, cetraria, queimada galega e tantos outros espetáculos, dão o mote a um pograma vasto e variado, que promete muita animação. Este ano com a novidade das “Experiências a Cavalo”.

A grande novidade desta edição são, como referimos, as “Experiências a Cavalo”, a cargo da Quinta de Chelo – Turismo Equestre, localizada no Largo Sidónio Pais e do Centro Equestre Elva, na Rua de São João. Consultar preços no programa específico.

Nas áreas temáticas destaque para o acampamento e ofícios medievais; oficina de caligrafia; teatro medieval Mansion, com a Krisálida; comédia medieval, com a Porta de Cena; caminhada medieval; Caminha Liborum, com uma viagem pela literatura medieval; acolhimento ao peregrino; cetraria; queimada galega nas tascas da Rua Direita e experiências a cavalo.

O Adro da Matriz volta a acolher o acampamento e os ofícios medievais. O campo civil e militar é uma recriação da época medieval com material bélico diverso e artefactos do quotidiano militar onde ocorrem atividades de treino na lide das armas e jogos de destreza. Quanto aos ofícios medievais, vai ser possível assistir ao vivo os artesãos demostrarem as artes, o fabrico de objetos e utensílios vários, indumentária, treinos de armas, entre eles, o malheiro, o escrivão, o carpinteiro, o ferreiro, a tecelagem, a cordoaria e a cozinha medieval. Também é neste recinto que vão decorrer os torneios medievais e o espetáculo “Preito de vassalagem”. Aqui também vão decorrer os jogos medievais. 

O Terreiro volta a ser um dos polos de atração com a exibição de aves de rapina diurnas e noturnas, materiais de falcoaria artesanal, exposição de ovos reis e plumas de variadíssimas espécies.

O mercado medieval vai ser atrativo, composto por mercadores, taberneiros e artesãos. Nas várias ruas do centro histórico de Caminha, o visitante vai encontrar os mais variados petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, entre muitos outros artigos.

Durante os cinco dias, a programação é convidativa: cortejo a cavalo Rei D. Dinis, a arte da caligrafia medieval, cavaleiros em desfile pelas ruas, espetáculos de fogo, torneio medieval, aves, acampamento civil e militar, oficinas e jogos para os mais novos, entre outros espetáculos. 

As portas do burgo abrem-se dia 26 de julho, pelas 18H00. Até às 00H00, são muitos os momentos de animação disponíveis: música medieval, teatro medieval, “Estórias ao Lume” – Mansion -Teatro Medieval; cavaleiros em desfile pelas ruas do reino; exibição de voos de aves de rapina e torneio medieval. Destacam-se ainda o cortejo “A cavalo Rei D. Dinis e a sua corte em terras do Minho” e o espetáculo de fogo “No Reino do Fogo”.

No dia 27 de julho, as portas do burgo abrem às 18H00, com espetáculos para todos os gostos. “A arte da caligrafia medieval” – Oficina de aprendizes; “As Fortuitas desventuras de D. Gonçalo Viegas de Alvarenga” (teatro); torneio medieval, espetáculo de fogo “A chama da Fada”, são alguns dos destaques do dia. 

No dia 28 de julho, as portas do burgo voltam a abrir-se às 18H00. Nesse dia, destacamos: “Histórias da fada varetas e do duende varola” – Oficina de Caligrafia; marionetas e teatro medieval; exibição de voos de aves de rapina; torneiro medieval; espetáculo de fogo “Fogo oriental”.

No dia 29 de julho, as portas do burgo abrem pelas 11H00. O dia vai ser preenchido com muitos momentos de animação. O grande destaque é o espetáculo “Preito de Vassalagem” – Combate, que terá lugar no Acampamento Militar, no Adro da Matriz

O último dia do evento, a animação tem início pelas 11H00. Comédia medieval com “Corregedores de forais” e “Paródia d’El Rey”; exibição de voos de aves de rapina; torneio medieval, cavaleiros em desfile pelas ru8as do reino, são alguns dos momentos com que os visitantes da Caminha Medieval vão ser surpreendidos. Esta edição termina com o cortejo “Despedida d’el Rei D. Dinis e a sua corte”, seguido do espetáculo de fogo “No reino do fogo”. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.