Caminha regressa à Idade Média a partir de hoje, com mais uma edição da Caminha Medieval este ano, subordinada ao tema “El Rey D. Dinis”. Gastronomia, acampamento e ofícios medievais, teatro medieval, cetraria, queimada galega e tantos outros espetáculos, dão o mote a um pograma vasto e variado, que promete muita animação. Este ano com a novidade das “Experiências a Cavalo”.
A grande novidade desta edição são, como referimos, as “Experiências a Cavalo”, a cargo da Quinta de Chelo – Turismo Equestre, localizada no Largo Sidónio Pais e do Centro Equestre Elva, na Rua de São João. Consultar preços no programa específico.
Nas áreas temáticas destaque para o acampamento e ofícios medievais; oficina de caligrafia; teatro medieval Mansion, com a Krisálida; comédia medieval, com a Porta de Cena; caminhada medieval; Caminha Liborum, com uma viagem pela literatura medieval; acolhimento ao peregrino; cetraria; queimada galega nas tascas da Rua Direita e experiências a cavalo.
O Adro da Matriz volta a acolher o acampamento e os ofícios medievais. O campo civil e militar é uma recriação da época medieval com material bélico diverso e artefactos do quotidiano militar onde ocorrem atividades de treino na lide das armas e jogos de destreza. Quanto aos ofícios medievais, vai ser possível assistir ao vivo os artesãos demostrarem as artes, o fabrico de objetos e utensílios vários, indumentária, treinos de armas, entre eles, o malheiro, o escrivão, o carpinteiro, o ferreiro, a tecelagem, a cordoaria e a cozinha medieval. Também é neste recinto que vão decorrer os torneios medievais e o espetáculo “Preito de vassalagem”. Aqui também vão decorrer os jogos medievais.
O Terreiro volta a ser um dos polos de atração com a exibição de aves de rapina diurnas e noturnas, materiais de falcoaria artesanal, exposição de ovos reis e plumas de variadíssimas espécies.
O mercado medieval vai ser atrativo, composto por mercadores, taberneiros e artesãos. Nas várias ruas do centro histórico de Caminha, o visitante vai encontrar os mais variados petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, entre muitos outros artigos.
Durante os cinco dias, a programação é convidativa: cortejo a cavalo Rei D. Dinis, a arte da caligrafia medieval, cavaleiros em desfile pelas ruas, espetáculos de fogo, torneio medieval, aves, acampamento civil e militar, oficinas e jogos para os mais novos, entre outros espetáculos.
As portas do burgo abrem-se dia 26 de julho, pelas 18H00. Até às 00H00, são muitos os momentos de animação disponíveis: música medieval, teatro medieval, “Estórias ao Lume” – Mansion -Teatro Medieval; cavaleiros em desfile pelas ruas do reino; exibição de voos de aves de rapina e torneio medieval. Destacam-se ainda o cortejo “A cavalo Rei D. Dinis e a sua corte em terras do Minho” e o espetáculo de fogo “No Reino do Fogo”.
No dia 27 de julho, as portas do burgo abrem às 18H00, com espetáculos para todos os gostos. “A arte da caligrafia medieval” – Oficina de aprendizes; “As Fortuitas desventuras de D. Gonçalo Viegas de Alvarenga” (teatro); torneio medieval, espetáculo de fogo “A chama da Fada”, são alguns dos destaques do dia.
No dia 28 de julho, as portas do burgo voltam a abrir-se às 18H00. Nesse dia, destacamos: “Histórias da fada varetas e do duende varola” – Oficina de Caligrafia; marionetas e teatro medieval; exibição de voos de aves de rapina; torneiro medieval; espetáculo de fogo “Fogo oriental”.
No dia 29 de julho, as portas do burgo abrem pelas 11H00. O dia vai ser preenchido com muitos momentos de animação. O grande destaque é o espetáculo “Preito de Vassalagem” – Combate, que terá lugar no Acampamento Militar, no Adro da Matriz.
O último dia do evento, a animação tem início pelas 11H00. Comédia medieval com “Corregedores de forais” e “Paródia d’El Rey”; exibição de voos de aves de rapina; torneio medieval, cavaleiros em desfile pelas ru8as do reino, são alguns dos momentos com que os visitantes da Caminha Medieval vão ser surpreendidos. Esta edição termina com o cortejo “Despedida d’el Rei D. Dinis e a sua corte”, seguido do espetáculo de fogo “No reino do fogo”.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.