O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, no âmbito de um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 26 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023, registou 19 detenções e 47 acidentes.
No âmbito de um conjunto de operações de fiscalização a GNR de Viana do Castelo, deteve 19 pessoas em flagrante, destacando-se, onze por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal e um por posse de arma proibida. Foram apreendidas 13 doses de haxixe, uma dose de liamba, uma arma de fogo, 578 artigos contrafeitos, duas bicicletas, um telemóvel, uma máquina de dobrar ferro e diversas ferramentas.
No trânsito foram contabilizadas 686 infrações, destacando-se, 50 por falta de inspeção periódica obrigatória, 28 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 23 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 21 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 por excesso de velocidade, nove por falta de seguro de responsabilidade civil, cinco por excesso de peso (mercadorias) e duas por infrações aos tacógrafos.
Dos 47 acidentes registados, destacando-se, um ferido grave e 17 feridos ligeiros.
Na fiscalização geral, 16 autos de contraordenação, seis no âmbito do consumo de estupefacientes, cinco no âmbito do policiamento geral, cinco no âmbito da legislação fiscal.
Das ações de sensibilização, 12 foram no âmbito da operação “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 96 comerciantes, cinco no âmbito do Programa “Idoso em Segurança”, tendo sido sensibilizados 69 idosos. Também no âmbito da Defesa da Floresta foi feita uma ação contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas 28 pessoas.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.