O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, no âmbito de um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 26 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023, registou 19 detenções e 47 acidentes.
No âmbito de um conjunto de operações de fiscalização a GNR de Viana do Castelo, deteve 19 pessoas em flagrante, destacando-se, onze por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal e um por posse de arma proibida. Foram apreendidas 13 doses de haxixe, uma dose de liamba, uma arma de fogo, 578 artigos contrafeitos, duas bicicletas, um telemóvel, uma máquina de dobrar ferro e diversas ferramentas.
No trânsito foram contabilizadas 686 infrações, destacando-se, 50 por falta de inspeção periódica obrigatória, 28 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 23 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 21 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 por excesso de velocidade, nove por falta de seguro de responsabilidade civil, cinco por excesso de peso (mercadorias) e duas por infrações aos tacógrafos.
Dos 47 acidentes registados, destacando-se, um ferido grave e 17 feridos ligeiros.
Na fiscalização geral, 16 autos de contraordenação, seis no âmbito do consumo de estupefacientes, cinco no âmbito do policiamento geral, cinco no âmbito da legislação fiscal.
Das ações de sensibilização, 12 foram no âmbito da operação “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 96 comerciantes, cinco no âmbito do Programa “Idoso em Segurança”, tendo sido sensibilizados 69 idosos. Também no âmbito da Defesa da Floresta foi feita uma ação contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas 28 pessoas.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.