O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, no âmbito de um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 26 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023, registou 19 detenções e 47 acidentes.
No âmbito de um conjunto de operações de fiscalização a GNR de Viana do Castelo, deteve 19 pessoas em flagrante, destacando-se, onze por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal e um por posse de arma proibida. Foram apreendidas 13 doses de haxixe, uma dose de liamba, uma arma de fogo, 578 artigos contrafeitos, duas bicicletas, um telemóvel, uma máquina de dobrar ferro e diversas ferramentas.
No trânsito foram contabilizadas 686 infrações, destacando-se, 50 por falta de inspeção periódica obrigatória, 28 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 23 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 21 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 por excesso de velocidade, nove por falta de seguro de responsabilidade civil, cinco por excesso de peso (mercadorias) e duas por infrações aos tacógrafos.
Dos 47 acidentes registados, destacando-se, um ferido grave e 17 feridos ligeiros.
Na fiscalização geral, 16 autos de contraordenação, seis no âmbito do consumo de estupefacientes, cinco no âmbito do policiamento geral, cinco no âmbito da legislação fiscal.
Das ações de sensibilização, 12 foram no âmbito da operação “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 96 comerciantes, cinco no âmbito do Programa “Idoso em Segurança”, tendo sido sensibilizados 69 idosos. Também no âmbito da Defesa da Floresta foi feita uma ação contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas 28 pessoas.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.