O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, no âmbito de um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 26 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023, registou 19 detenções e 47 acidentes.
No âmbito de um conjunto de operações de fiscalização a GNR de Viana do Castelo, deteve 19 pessoas em flagrante, destacando-se, onze por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal e um por posse de arma proibida. Foram apreendidas 13 doses de haxixe, uma dose de liamba, uma arma de fogo, 578 artigos contrafeitos, duas bicicletas, um telemóvel, uma máquina de dobrar ferro e diversas ferramentas.
No trânsito foram contabilizadas 686 infrações, destacando-se, 50 por falta de inspeção periódica obrigatória, 28 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 23 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 21 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 por excesso de velocidade, nove por falta de seguro de responsabilidade civil, cinco por excesso de peso (mercadorias) e duas por infrações aos tacógrafos.
Dos 47 acidentes registados, destacando-se, um ferido grave e 17 feridos ligeiros.
Na fiscalização geral, 16 autos de contraordenação, seis no âmbito do consumo de estupefacientes, cinco no âmbito do policiamento geral, cinco no âmbito da legislação fiscal.
Das ações de sensibilização, 12 foram no âmbito da operação “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 96 comerciantes, cinco no âmbito do Programa “Idoso em Segurança”, tendo sido sensibilizados 69 idosos. Também no âmbito da Defesa da Floresta foi feita uma ação contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas 28 pessoas.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.