“Colouring the Cities” é o nome do projeto vencedor da quarta edição do Link Me Up 1000 Ideias. Um projeto que juntou 13 Institutos Politécnicos portugueses e que visou dar apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, através da capacitação de jovens estudantes.
Idealizado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Cunha, Miguel Soares-Oliveira, Mónica Miranda, Paulo Dias e Ricardo Luz, juntamente com a docente Mafalda Laranjo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “Colouring the Cities” consiste num conjunto de ideias para dar mais cor às cidades. Com base em conceitos de sustentabilidade, poderão ser adotadas várias práticas que tornarão os espaços urbanos, já densamente povoados e com perspetivas de crescerem ainda mais no futuro, em zonas onde o bem-estar se assume como elemento central.
O projeto visa dar cor às cidades, mas de uma forma mais consciente e estratégica, indo muito além da componente visual e abraçando conceitos fundamentais como a sustentabilidade ambiental, a solidariedade social e a tolerância. O “Colouring the Cities” quer transformar o meio urbano, em muitos casos, desprovido de natureza e cor, em algo bem mais agradável onde as pessoas gostem de viver, passear e visitar.
A docente Mafalda Laranjo explica que o processo de trazer cor às cidades foi desenvolvido de três formas: “Numa perspetiva mais visual, incluir espaços verdes, como jardins, coberturas e fachadas ajardinadas, e substituir as árvores ornamentais por árvores de fruto, com a criação de hortas comunitárias, promovendo uma alimentação mais saudável e mais económica; apostar nos princípios da cromoterapia e utilizar cores em edifícios que transmitam boas sensações às pessoas; e, por fim, apostar numa política de bom acolhimento a estrangeiros, que possam trazer às cidades diferentes cores de pele, nacionalidades ou etnias”.
Formada em Engenharia Civil, Mafalda Laranjo explica que o projeto surgiu sob a temática da sustentabilidade: “Como engenheira civil, pensei no tema do ponto de vista do desenvolvimento de novas ideias para o planeamento urbano, para a organização de infraestruturas e para o funcionamento da própria cidade. No entanto, tratando-se de um processo de cocriação, os alunos acabaram por interpretar a minha cor de outra perspetiva, muito visual, ambiental e com uma enorme preocupação social”.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.