“Colouring the Cities” é o nome do projeto vencedor da quarta edição do Link Me Up 1000 Ideias. Um projeto que juntou 13 Institutos Politécnicos portugueses e que visou dar apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, através da capacitação de jovens estudantes.
Idealizado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Cunha, Miguel Soares-Oliveira, Mónica Miranda, Paulo Dias e Ricardo Luz, juntamente com a docente Mafalda Laranjo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “Colouring the Cities” consiste num conjunto de ideias para dar mais cor às cidades. Com base em conceitos de sustentabilidade, poderão ser adotadas várias práticas que tornarão os espaços urbanos, já densamente povoados e com perspetivas de crescerem ainda mais no futuro, em zonas onde o bem-estar se assume como elemento central.
O projeto visa dar cor às cidades, mas de uma forma mais consciente e estratégica, indo muito além da componente visual e abraçando conceitos fundamentais como a sustentabilidade ambiental, a solidariedade social e a tolerância. O “Colouring the Cities” quer transformar o meio urbano, em muitos casos, desprovido de natureza e cor, em algo bem mais agradável onde as pessoas gostem de viver, passear e visitar.
A docente Mafalda Laranjo explica que o processo de trazer cor às cidades foi desenvolvido de três formas: “Numa perspetiva mais visual, incluir espaços verdes, como jardins, coberturas e fachadas ajardinadas, e substituir as árvores ornamentais por árvores de fruto, com a criação de hortas comunitárias, promovendo uma alimentação mais saudável e mais económica; apostar nos princípios da cromoterapia e utilizar cores em edifícios que transmitam boas sensações às pessoas; e, por fim, apostar numa política de bom acolhimento a estrangeiros, que possam trazer às cidades diferentes cores de pele, nacionalidades ou etnias”.
Formada em Engenharia Civil, Mafalda Laranjo explica que o projeto surgiu sob a temática da sustentabilidade: “Como engenheira civil, pensei no tema do ponto de vista do desenvolvimento de novas ideias para o planeamento urbano, para a organização de infraestruturas e para o funcionamento da própria cidade. No entanto, tratando-se de um processo de cocriação, os alunos acabaram por interpretar a minha cor de outra perspetiva, muito visual, ambiental e com uma enorme preocupação social”.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.