Logo
Regional

“Colouring the cities” quer tornar o meio urbano mais colorido e sustentável

23 Fevereiro, 2023 | 12:29
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

“Colouring the Cities” é o nome do projeto vencedor da quarta edição do Link Me Up 1000 Ideias. Um projeto que juntou 13 Institutos Politécnicos portugueses e que visou dar apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, através da capacitação de jovens estudantes.

Idealizado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Cunha, Miguel Soares-Oliveira, Mónica Miranda, Paulo Dias e Ricardo Luz, juntamente com a docente Mafalda Laranjo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “Colouring the Cities” consiste num conjunto de ideias para dar mais cor às cidades. Com base em conceitos de sustentabilidade, poderão ser adotadas várias práticas que tornarão os espaços urbanos, já densamente povoados e com perspetivas de crescerem ainda mais no futuro, em zonas onde o bem-estar se assume como elemento central.

O projeto visa dar cor às cidades, mas de uma forma mais consciente e estratégica, indo muito além da componente visual e abraçando conceitos fundamentais como a sustentabilidade ambiental, a solidariedade social e a tolerância. O “Colouring the Cities” quer transformar o meio urbano, em muitos casos, desprovido de natureza e cor, em algo bem mais agradável onde as pessoas gostem de viver, passear e visitar.

Criar mais espaços verdes e substituir árvores ornamentais por árvores de frutos: duas medidas defendidas no projeto

A docente Mafalda Laranjo explica que o processo de trazer cor às cidades foi desenvolvido de três formas: “Numa perspetiva mais visual, incluir espaços verdes, como jardins, coberturas e fachadas ajardinadas, e substituir as árvores ornamentais por árvores de fruto, com a criação de hortas comunitárias, promovendo uma alimentação mais saudável e mais económica; apostar nos princípios da cromoterapia e utilizar cores em edifícios que transmitam boas sensações às pessoas; e, por fim, apostar numa política de bom acolhimento a estrangeiros, que possam trazer às cidades diferentes cores de pele, nacionalidades ou etnias”.

Formada em Engenharia Civil, Mafalda Laranjo explica que o projeto surgiu sob a temática da sustentabilidade: “Como engenheira civil, pensei no tema do ponto de vista do desenvolvimento de novas ideias para o planeamento urbano, para a organização de infraestruturas e para o funcionamento da própria cidade. No entanto, tratando-se de um processo de cocriação, os alunos acabaram por interpretar a minha cor de outra perspetiva, muito visual, ambiental e com uma enorme preocupação social”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.