A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, tem a decorrer, após o exito da 1ª edição em 2021, a 2.ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, em que o simples ato de reciclar irá garantir a doação de 5.000 euros a três associações de solidariedade social. A iniciativa pretende incentivar o aumento da reciclagem, criar hábitos sustentáveis e ajudar quem mais precisa.
Por ano em Portugal mais de 15 mil toneladas de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos não são recicladas. No primeiro semestre deste ano verificou-se também uma estagnação dos volumes destas embalagens nos ecopontos amarelos. É preciso, por isso, o contributo de todos para inverter esta situação.
O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” irá distinguir os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registarem, este ano, o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos recolhidas, face a 2021, e os vencedores escolherão, cada um, uma associação da sua região a quem atribuir o prémio de 5000€.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, explica: “Gostaria de convidar todos os portugueses a apoiarem esta campanha e participarem na reciclagem. O simples gesto de colocar as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo (pacotes de leite, sumos, natas, vinho, etc.) irá fazer com que três associações de solidariedade social recebam 5.000€ para poderem continuar a apoiar as suas comunidades.”
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “Após o consumo dos pacotes de bebidas nas nossas casas, nas escolas e até nos restaurantes e cafés, deve garantir-se que estas embalagens têm uma segunda vida. O material de que são feitas pode ainda ser transformado em nova matéria-prima, poupando recursos naturais e potenciando a circularidade dos materiais já existentes. O ecoponto amarelo é destino dos pacotes de bebidas e acreditamos que cada português que participe neste gesto está consciente que está a contribuir para o bem-estar do nosso ambiente e, com esta iniciativa, também para o bem estar social da sua região.”
O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” decorre até ao final do ano, pelo que todos ainda podem fazer a diferença. No início de 2023, vão ser apurados os dados obtidos e anunciados os três premiados.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.