A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, tem a decorrer, após o exito da 1ª edição em 2021, a 2.ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, em que o simples ato de reciclar irá garantir a doação de 5.000 euros a três associações de solidariedade social. A iniciativa pretende incentivar o aumento da reciclagem, criar hábitos sustentáveis e ajudar quem mais precisa.
Por ano em Portugal mais de 15 mil toneladas de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos não são recicladas. No primeiro semestre deste ano verificou-se também uma estagnação dos volumes destas embalagens nos ecopontos amarelos. É preciso, por isso, o contributo de todos para inverter esta situação.
O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” irá distinguir os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registarem, este ano, o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos recolhidas, face a 2021, e os vencedores escolherão, cada um, uma associação da sua região a quem atribuir o prémio de 5000€.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, explica: “Gostaria de convidar todos os portugueses a apoiarem esta campanha e participarem na reciclagem. O simples gesto de colocar as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo (pacotes de leite, sumos, natas, vinho, etc.) irá fazer com que três associações de solidariedade social recebam 5.000€ para poderem continuar a apoiar as suas comunidades.”
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “Após o consumo dos pacotes de bebidas nas nossas casas, nas escolas e até nos restaurantes e cafés, deve garantir-se que estas embalagens têm uma segunda vida. O material de que são feitas pode ainda ser transformado em nova matéria-prima, poupando recursos naturais e potenciando a circularidade dos materiais já existentes. O ecoponto amarelo é destino dos pacotes de bebidas e acreditamos que cada português que participe neste gesto está consciente que está a contribuir para o bem-estar do nosso ambiente e, com esta iniciativa, também para o bem estar social da sua região.”
O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” decorre até ao final do ano, pelo que todos ainda podem fazer a diferença. No início de 2023, vão ser apurados os dados obtidos e anunciados os três premiados.
A Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, promove no próximo dia 6 de julho, entre as 18h30 e as 20h00, mais uma edição do ESM Open Day, uma iniciativa destinada a dar a conhecer a oferta educativa da escola a alunos, encarregados de educação e à comunidade.
Viana do Castelo dá amanhã, sábado, 27 de junho, o arranque oficial às comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, com um conjunto de cerimónias institucionais que assinalam o início de uma semana de iniciativas abertas ao público.
A Seleção Portuguesa de futebol teve quase sempre grandes jogadores. Ao longo dos anos, Portugal teve extremos rápidos, médios criativos, avançados de qualidade, bons defesas e bons guarda-redes. Talento nunca foi o maior problema.
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, recuperou esta quinta-feira, 25 de junho, diverso material furtado no concelho de Monção, no âmbito de uma investigação relacionada com um furto ocorrido no passado dia 22 de junho.
O Festival de Música Terras de Cervaria regressa a Vila Nova de Cerveira para a sua segunda edição, afirmando-se como uma proposta cultural diferenciadora que alia património, identidade territorial e inovação artística. A apresentação oficial do evento decorreu esta quinta-feira, no Palco das Artes.
O Pavilhão José Natário recebe, a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, a Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026, reunindo oito das melhores equipas nacionais do escalão na luta pelo título.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou, esta quinta-feira, no Encontro das Comunidades Portuárias, promovido nas instalações da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, no Porto de Mar de Viana do Castelo, reforçando o compromisso do município com a valorização do setor marítimo-portuário e o desenvolvimento da Economia do Mar.