A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, tem a decorrer, após o exito da 1ª edição em 2021, a 2.ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, em que o simples ato de reciclar irá garantir a doação de 5.000 euros a três associações de solidariedade social. A iniciativa pretende incentivar o aumento da reciclagem, criar hábitos sustentáveis e ajudar quem mais precisa.
Por ano em Portugal mais de 15 mil toneladas de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos não são recicladas. No primeiro semestre deste ano verificou-se também uma estagnação dos volumes destas embalagens nos ecopontos amarelos. É preciso, por isso, o contributo de todos para inverter esta situação.
O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” irá distinguir os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registarem, este ano, o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos recolhidas, face a 2021, e os vencedores escolherão, cada um, uma associação da sua região a quem atribuir o prémio de 5000€.
Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, explica: “Gostaria de convidar todos os portugueses a apoiarem esta campanha e participarem na reciclagem. O simples gesto de colocar as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo (pacotes de leite, sumos, natas, vinho, etc.) irá fazer com que três associações de solidariedade social recebam 5.000€ para poderem continuar a apoiar as suas comunidades.”
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “Após o consumo dos pacotes de bebidas nas nossas casas, nas escolas e até nos restaurantes e cafés, deve garantir-se que estas embalagens têm uma segunda vida. O material de que são feitas pode ainda ser transformado em nova matéria-prima, poupando recursos naturais e potenciando a circularidade dos materiais já existentes. O ecoponto amarelo é destino dos pacotes de bebidas e acreditamos que cada português que participe neste gesto está consciente que está a contribuir para o bem-estar do nosso ambiente e, com esta iniciativa, também para o bem estar social da sua região.”
O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” decorre até ao final do ano, pelo que todos ainda podem fazer a diferença. No início de 2023, vão ser apurados os dados obtidos e anunciados os três premiados.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.