O ciclista suíço Colin Stüssi (Vorarlberg) venceu isolado a primeira etapa da Volta a Portugal, no alto do Observatório de Vila Nova, e arrebatou a liderança da classificação geral individual.
Colin Stüssi, vencedor da edição de 2023 da Volta, atacou na última subida do dia e chegou isolado à meta, com o tempo de 04:15.20 horas, enquanto António Carvalho (ABTF-Feirense) foi segundo, a 28 segundos, e Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) terceiro, a 41 segundos.
O ciclista suíço assumiu também a liderança da classificação geral, com 32 segundos de vantagem para António Carvalho e 58 segundos sobre Luís Fernandes.
Esta sexta-feira, o pelotão sai de Santarém para a segunda etapa, que termina 164,5 quilómetros depois em Marvila, Lisboa, com uma chegada disputada ao sprint em perspetiva.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.