Logo
Regional

CiTin reforça liderança na inovação no Alto Minho

5 Agosto, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial é associado fundador de duas novas estruturas de inovação com sede no Alto Minho: o SUSTEMARE – Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas e o 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar.

Com este envolvimento, o CiTin reforça o seu posicionamento enquanto ator estratégico no ecossistema de inovação regional, contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto direto no território e para a dinamização da economia do conhecimento no Alto Minho.

A constituição formal do SUSTEMARE – Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas e do 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar decorreu durante o mês de julho e representa um marco na consolidação de uma rede regional de inovação sustentável, onde o CiTin tem vindo a assumir, desde 2021, um papel de destaque como catalisador de tecnologia e conhecimento aplicado.

O CiTin integra o Conselho Fiscal de ambos os centros, assumindo a vice-presidência no SUSTEMARE e a presidência no 3AR, o que reforça o seu compromisso com a boa governança, a cooperação institucional e a sustentabilidade destas novas entidades.

Compromisso com a inovação estratégica

A participação do CiTin nestes dois centros insere-se na Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte (S3 NORTE 2027), com a qual está plenamente alinhado. O Centro consolida, assim, o seu papel de ligação entre a ciência, a tecnologia e o setor produtivo, promovendo inovação aplicada e soluções com impacto económico e social.

No caso do SUSTEMARE, sediado no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Viana do Castelo, a missão passa por acelerar a transição sustentável na exploração dos recursos oceânicos, atuando em três áreas principais: Energia Azul, Tecnologias Oceânicas e Serviços Complementares.

Já o 3AR, com sede no campus da Escola Superior Agrária do IPVC, em Ponte de Lima, foca-se na valorização dos sistemas agroalimentares, com ação em três eixos: Alimentação e Gastronomia, Recursos Endógenos e Território e Sustentabilidade.

Rede colaborativa com impacto direto no território

A criação destas duas estruturas resulta de uma forte articulação entre instituições do sistema científico nacional, municípios, empresas e associações regionais. O envolvimento do CiTin desde o início reforça o seu papel como único Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) no Alto Minho, reconhecido oficialmente pelo Ministério da Economia e do Mar desde 2022.

“A participação do CiTin como associado fundador nestas estruturas permitirá reforçar o seu posicionamento enquanto ator relevante no ecossistema regional de inovação e potenciar sinergias transetoriais, contribuindo ativamente para a dinamização da economia do conhecimento no Alto Minho. Esta participação vem ainda consolidar o papel do CiTin como agente promotor da cooperação institucional e do desenvolvimento tecnológico nos setores das energias renováveis marinhas e da transformação agroalimentar, áreas consideradas prioritárias no contexto da estratégia regional de especialização inteligente”, afirma Sérgio Ivan Lopes, diretor-geral do CiTin.

Mais inovação, mais Alto Minho

Com uma atuação centrada na criação de novas tecnologias e processos sustentáveis, o CiTin consolida a sua missão de promover inovação com impacto humano, económico e territorial. A integração nestes dois centros amplia a sua capacidade de ação nos setores do mar e da agroalimentação, alinhando o Alto Minho com as grandes tendências de inovação europeias.

“Estes três centros – o CiTin, o SUSTEMARE e o 3AR – são absolutamente essenciais para o território. Foram o resultado de um trabalho de anos, desenvolvido em articulação com o IPVC, a CCDR-Norte e os municípios da região. Hoje, o Alto Minho tem estruturas sólidas para transferir conhecimento da academia para o tecido económico”, refere Manoel Batista, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Cultura 9 Novembro, 2025

Ballet Contemporâneo encanta Paredes de Coura

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.

Desporto 9 Novembro, 2025

Atlético dos Arcos assume liderança da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.

Desporto 9 Novembro, 2025

Távora mantém liderança na Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.