Logo
Regional

CiTin apresenta “Oportunidades na Transição Digital em Contexto Europeu” às empresas do Alto Minho

18 Julho, 2023 | 10:29
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A primeira BIZ Talk do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, único Centro de Tecnologia e Inovação existente no Alto Minho, já tem data marcada. Acontece esta quarta-feira, dia 19 de julho. Intitula-se “Oportunidades na Transição Digital em Contexto Europeu” e realiza-se em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).

O CiTin vai dar início à realização de uma série de eventos regulares para fomentar a inovação empresarial na região, bem como contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação do Alto Minho. Os eventos incluem as BIZ Talks, mais direcionadas para a disseminação de oportunidades e instrumentos de financiamento que visem a modernização e inovação das empresas, e as TECH Talks, mais focadas na capacitação tecnológica das empresas e dos seus profissionais.

Estas iniciativas serão desenvolvidas em parceria com parceiros da região, como a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Instituições de Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade do Minho), Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), bem como empresas tecnológicas. Os eventos de ambas as Talks serão recorrentes e itinerantes.

A BIZ Talk #1, que pretende dar a conhecer ferramentas para a transição digital e instrumentos de financiamento para potenciar a inovação e a internacionalização em contexto europeu, vai ter lugar nas instalações do CiTin, nos Arcos de Valdevez, a 19 de julho, entre as 14h00 e as 16h30. Conta com a parceria da ANI e o apoio da CIM Alto Minho e da CEVAL.

Na sessão de boas-vindas do evento, haverá intervenções de Sérgio Lopes, Diretor-Geral do CiTin, João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Luís Ceia, Presidente da CEVAL, Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, e Marta Pinto, da ANI.

Esta BIZ Talk terá por principais oradores Cristiano Jesus, Investigador do CiTin, Luís Maia e Marta Pinto, da ANI.

Cristiano Jesus vai apresentar o tema “Roteiro para a transição digital no contexto europeu”. Irá focar “a importância da definição de um plano estratégico claro e abrangente para orientar a transição digital da inovação e da internacionalização das empresas. Adicionalmente, pretende-se mostrar como o desenho de um roteiro eficaz pode orientar melhor as empresas para alcançar os objetivos estratégicos, capacitando-as para uma rota de inovação, através da adoção de novas práticas e tecnologias digitais”, explica.

“O Horizonte Europa” estará a cargo de Luís Maia, que, em conjunto com Marta Pinto, também vai apresentar “Oportunidades nos Clusters 4 e 5 do programa Horizonte Europa”. Este tema vai centrar-se nas oportunidades de financiamento no contexto do Programa Europeu Horizonte Europa, nomeadamente no Cluster 4 − Digital, Indústria e Espaço e no Cluster 5 − Clima, Energia e Mobilidade.

Também serão dadas “Dicas para a apresentação de candidaturas ao Horizonte Europa” e haverá espaço para “Questões/Esclarecimento de dúvidas com os participantes”.

As inscrições para este evento inaugural devem ser efetuadas através do seguinte formulário.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.