A primeira BIZ Talk do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, único Centro de Tecnologia e Inovação existente no Alto Minho, já tem data marcada. Acontece esta quarta-feira, dia 19 de julho. Intitula-se “Oportunidades na Transição Digital em Contexto Europeu” e realiza-se em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
O CiTin vai dar início à realização de uma série de eventos regulares para fomentar a inovação empresarial na região, bem como contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação do Alto Minho. Os eventos incluem as BIZ Talks, mais direcionadas para a disseminação de oportunidades e instrumentos de financiamento que visem a modernização e inovação das empresas, e as TECH Talks, mais focadas na capacitação tecnológica das empresas e dos seus profissionais.
Estas iniciativas serão desenvolvidas em parceria com parceiros da região, como a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Instituições de Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade do Minho), Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), bem como empresas tecnológicas. Os eventos de ambas as Talks serão recorrentes e itinerantes.
A BIZ Talk #1, que pretende dar a conhecer ferramentas para a transição digital e instrumentos de financiamento para potenciar a inovação e a internacionalização em contexto europeu, vai ter lugar nas instalações do CiTin, nos Arcos de Valdevez, a 19 de julho, entre as 14h00 e as 16h30. Conta com a parceria da ANI e o apoio da CIM Alto Minho e da CEVAL.
Na sessão de boas-vindas do evento, haverá intervenções de Sérgio Lopes, Diretor-Geral do CiTin, João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Luís Ceia, Presidente da CEVAL, Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, e Marta Pinto, da ANI.
Esta BIZ Talk terá por principais oradores Cristiano Jesus, Investigador do CiTin, Luís Maia e Marta Pinto, da ANI.
Cristiano Jesus vai apresentar o tema “Roteiro para a transição digital no contexto europeu”. Irá focar “a importância da definição de um plano estratégico claro e abrangente para orientar a transição digital da inovação e da internacionalização das empresas. Adicionalmente, pretende-se mostrar como o desenho de um roteiro eficaz pode orientar melhor as empresas para alcançar os objetivos estratégicos, capacitando-as para uma rota de inovação, através da adoção de novas práticas e tecnologias digitais”, explica.
“O Horizonte Europa” estará a cargo de Luís Maia, que, em conjunto com Marta Pinto, também vai apresentar “Oportunidades nos Clusters 4 e 5 do programa Horizonte Europa”. Este tema vai centrar-se nas oportunidades de financiamento no contexto do Programa Europeu Horizonte Europa, nomeadamente no Cluster 4 − Digital, Indústria e Espaço e no Cluster 5 − Clima, Energia e Mobilidade.
Também serão dadas “Dicas para a apresentação de candidaturas ao Horizonte Europa” e haverá espaço para “Questões/Esclarecimento de dúvidas com os participantes”.
As inscrições para este evento inaugural devem ser efetuadas através do seguinte formulário.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.