A primeira BIZ Talk do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, único Centro de Tecnologia e Inovação existente no Alto Minho, já tem data marcada. Acontece esta quarta-feira, dia 19 de julho. Intitula-se “Oportunidades na Transição Digital em Contexto Europeu” e realiza-se em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
O CiTin vai dar início à realização de uma série de eventos regulares para fomentar a inovação empresarial na região, bem como contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação do Alto Minho. Os eventos incluem as BIZ Talks, mais direcionadas para a disseminação de oportunidades e instrumentos de financiamento que visem a modernização e inovação das empresas, e as TECH Talks, mais focadas na capacitação tecnológica das empresas e dos seus profissionais.
Estas iniciativas serão desenvolvidas em parceria com parceiros da região, como a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Instituições de Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade do Minho), Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), bem como empresas tecnológicas. Os eventos de ambas as Talks serão recorrentes e itinerantes.
A BIZ Talk #1, que pretende dar a conhecer ferramentas para a transição digital e instrumentos de financiamento para potenciar a inovação e a internacionalização em contexto europeu, vai ter lugar nas instalações do CiTin, nos Arcos de Valdevez, a 19 de julho, entre as 14h00 e as 16h30. Conta com a parceria da ANI e o apoio da CIM Alto Minho e da CEVAL.
Na sessão de boas-vindas do evento, haverá intervenções de Sérgio Lopes, Diretor-Geral do CiTin, João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Luís Ceia, Presidente da CEVAL, Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, e Marta Pinto, da ANI.
Esta BIZ Talk terá por principais oradores Cristiano Jesus, Investigador do CiTin, Luís Maia e Marta Pinto, da ANI.
Cristiano Jesus vai apresentar o tema “Roteiro para a transição digital no contexto europeu”. Irá focar “a importância da definição de um plano estratégico claro e abrangente para orientar a transição digital da inovação e da internacionalização das empresas. Adicionalmente, pretende-se mostrar como o desenho de um roteiro eficaz pode orientar melhor as empresas para alcançar os objetivos estratégicos, capacitando-as para uma rota de inovação, através da adoção de novas práticas e tecnologias digitais”, explica.
“O Horizonte Europa” estará a cargo de Luís Maia, que, em conjunto com Marta Pinto, também vai apresentar “Oportunidades nos Clusters 4 e 5 do programa Horizonte Europa”. Este tema vai centrar-se nas oportunidades de financiamento no contexto do Programa Europeu Horizonte Europa, nomeadamente no Cluster 4 − Digital, Indústria e Espaço e no Cluster 5 − Clima, Energia e Mobilidade.
Também serão dadas “Dicas para a apresentação de candidaturas ao Horizonte Europa” e haverá espaço para “Questões/Esclarecimento de dúvidas com os participantes”.
As inscrições para este evento inaugural devem ser efetuadas através do seguinte formulário.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.