A primeira BIZ Talk do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, único Centro de Tecnologia e Inovação existente no Alto Minho, já tem data marcada. Acontece esta quarta-feira, dia 19 de julho. Intitula-se “Oportunidades na Transição Digital em Contexto Europeu” e realiza-se em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
O CiTin vai dar início à realização de uma série de eventos regulares para fomentar a inovação empresarial na região, bem como contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação do Alto Minho. Os eventos incluem as BIZ Talks, mais direcionadas para a disseminação de oportunidades e instrumentos de financiamento que visem a modernização e inovação das empresas, e as TECH Talks, mais focadas na capacitação tecnológica das empresas e dos seus profissionais.
Estas iniciativas serão desenvolvidas em parceria com parceiros da região, como a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Instituições de Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade do Minho), Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), bem como empresas tecnológicas. Os eventos de ambas as Talks serão recorrentes e itinerantes.
A BIZ Talk #1, que pretende dar a conhecer ferramentas para a transição digital e instrumentos de financiamento para potenciar a inovação e a internacionalização em contexto europeu, vai ter lugar nas instalações do CiTin, nos Arcos de Valdevez, a 19 de julho, entre as 14h00 e as 16h30. Conta com a parceria da ANI e o apoio da CIM Alto Minho e da CEVAL.
Na sessão de boas-vindas do evento, haverá intervenções de Sérgio Lopes, Diretor-Geral do CiTin, João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Luís Ceia, Presidente da CEVAL, Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, e Marta Pinto, da ANI.
Esta BIZ Talk terá por principais oradores Cristiano Jesus, Investigador do CiTin, Luís Maia e Marta Pinto, da ANI.
Cristiano Jesus vai apresentar o tema “Roteiro para a transição digital no contexto europeu”. Irá focar “a importância da definição de um plano estratégico claro e abrangente para orientar a transição digital da inovação e da internacionalização das empresas. Adicionalmente, pretende-se mostrar como o desenho de um roteiro eficaz pode orientar melhor as empresas para alcançar os objetivos estratégicos, capacitando-as para uma rota de inovação, através da adoção de novas práticas e tecnologias digitais”, explica.
“O Horizonte Europa” estará a cargo de Luís Maia, que, em conjunto com Marta Pinto, também vai apresentar “Oportunidades nos Clusters 4 e 5 do programa Horizonte Europa”. Este tema vai centrar-se nas oportunidades de financiamento no contexto do Programa Europeu Horizonte Europa, nomeadamente no Cluster 4 − Digital, Indústria e Espaço e no Cluster 5 − Clima, Energia e Mobilidade.
Também serão dadas “Dicas para a apresentação de candidaturas ao Horizonte Europa” e haverá espaço para “Questões/Esclarecimento de dúvidas com os participantes”.
As inscrições para este evento inaugural devem ser efetuadas através do seguinte formulário.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.