A primeira BIZ Talk do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, único Centro de Tecnologia e Inovação existente no Alto Minho, já tem data marcada. Acontece esta quarta-feira, dia 19 de julho. Intitula-se “Oportunidades na Transição Digital em Contexto Europeu” e realiza-se em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
O CiTin vai dar início à realização de uma série de eventos regulares para fomentar a inovação empresarial na região, bem como contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação do Alto Minho. Os eventos incluem as BIZ Talks, mais direcionadas para a disseminação de oportunidades e instrumentos de financiamento que visem a modernização e inovação das empresas, e as TECH Talks, mais focadas na capacitação tecnológica das empresas e dos seus profissionais.
Estas iniciativas serão desenvolvidas em parceria com parceiros da região, como a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Instituições de Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade do Minho), Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), bem como empresas tecnológicas. Os eventos de ambas as Talks serão recorrentes e itinerantes.
A BIZ Talk #1, que pretende dar a conhecer ferramentas para a transição digital e instrumentos de financiamento para potenciar a inovação e a internacionalização em contexto europeu, vai ter lugar nas instalações do CiTin, nos Arcos de Valdevez, a 19 de julho, entre as 14h00 e as 16h30. Conta com a parceria da ANI e o apoio da CIM Alto Minho e da CEVAL.
Na sessão de boas-vindas do evento, haverá intervenções de Sérgio Lopes, Diretor-Geral do CiTin, João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Luís Ceia, Presidente da CEVAL, Manoel Batista, Presidente da CIM Alto Minho, e Marta Pinto, da ANI.
Esta BIZ Talk terá por principais oradores Cristiano Jesus, Investigador do CiTin, Luís Maia e Marta Pinto, da ANI.
Cristiano Jesus vai apresentar o tema “Roteiro para a transição digital no contexto europeu”. Irá focar “a importância da definição de um plano estratégico claro e abrangente para orientar a transição digital da inovação e da internacionalização das empresas. Adicionalmente, pretende-se mostrar como o desenho de um roteiro eficaz pode orientar melhor as empresas para alcançar os objetivos estratégicos, capacitando-as para uma rota de inovação, através da adoção de novas práticas e tecnologias digitais”, explica.
“O Horizonte Europa” estará a cargo de Luís Maia, que, em conjunto com Marta Pinto, também vai apresentar “Oportunidades nos Clusters 4 e 5 do programa Horizonte Europa”. Este tema vai centrar-se nas oportunidades de financiamento no contexto do Programa Europeu Horizonte Europa, nomeadamente no Cluster 4 − Digital, Indústria e Espaço e no Cluster 5 − Clima, Energia e Mobilidade.
Também serão dadas “Dicas para a apresentação de candidaturas ao Horizonte Europa” e haverá espaço para “Questões/Esclarecimento de dúvidas com os participantes”.
As inscrições para este evento inaugural devem ser efetuadas através do seguinte formulário.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.