Cerca de 19.000 infrações foram registadas pelas autoridades durante a campanha de segurança rodoviária 'Cinto-me Vivo', que terminou na segunda-feira, 602 das quais relativas à não utilização ou uso incorreto de cintos de segurança, cadeirinhas para crianças e capacetes.
Esta campanha, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 10 e 16 de setembro e pretendeu alertar condutores e passageiros para a importância de se utilizar sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.
A iniciativa foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Azeitão, Beja, Braga Évora e Santarém. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Num comunicado conjunto, as autoridades referem que durante as operações das forças de segurança no âmbito desta campanha foram fiscalizados presencialmente 53,2 mil veículos.
No período da campanha as autoridades registaram 2.732 acidentes, de que resultaram 16 vítimas mortais, 45 feridos graves e 865 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos nove acidentes, mais quatro vítimas mortais, mais dois feridos graves e menos 75 feridos ligeiros.
Durante a semana da campanha as autoridades sensibilizaram 321 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens para promover o uso de cadeirinhas – homologadas e adaptadas ao peso da criança -, assim como de capacetes e cintos de segurança.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.
Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 10 de julho, pelas 15h00, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão do AgroSocial Lab, iniciativa integrada no projeto transfronteiriço AGROSOCIAL, cofinanciado pelo programa Interreg Espanha–Portugal.
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.