Logo
Regional

CIM promoveu seminário sobre “Igualdade e Interculturalidade – Alto Minho, um território acolhedor” em Viana do Castelo

21 Dezembro, 2023 | 8:50
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realizou um seminário na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo sobre "Igualdade e Interculturalidade - Alto Minho, um território acolhedor". A iniciativa pretendeu assinalar também o Dia Internacional dos Migrantes, celebrado a 18 de dezembro pelas Nações Unidas.

Na sessão de abertura, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, abordou os desafios enfrentados pelos Nacionais de Países Terceiros (NPT), realçando a importância do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, desenvolvido em conjunto com os municípios, para dar resposta ao fenómeno da migração e promover um acolhimento e integração mais eficazes destes cidadãos.

Segundo Manoel Batista, este projeto constituiu uma oportunidade para implementar novos modelos de atuação e potenciar o desenvolvimento humano e económico no território. Sublinhou que a rede intermunicipal de apoio a migrantes não constitui um fim em si mesma, mas o início de uma nova dinâmica, alinhada com propostas integradas para o horizonte 2030, visando boas práticas colaborativas e inclusivas.

O seminário contou também com a participação de diversos especialistas que abordaram diferentes temáticas relacionadas com o acolhimento e integração de migrantes. Destacaram-se as intervenções de Ana Monteiro e Ana Couteiro, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que falaram sobre o papel desta nova agência no acolhimento de migrantes, destacando a melhoria nos serviços de maior proximidade com os cidadãos migrantes, destinadas a um melhor acompanhamento e integração deste público específico.

Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, centrou a sua intervenção na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, um documento com metas bem definidas e assente em seis eixos de intervenção: reduzir a pobreza nas crianças, jovens e suas famílias; promover a integração plena dos jovens adultos na sociedade; potenciar o emprego e a qualificação como fatores de eliminação da pobreza; reforço das políticas públicas de inclusão social; assegurar a coesão territorial e o desenvolvimento local; e fazer do combate à pobreza um desígnio nacional.

Por seu turno, Helena Loureiro, representante Regional do Programa Inovação Social 2030 e moderadora de um dos painéis do seminário, apelou aos presentes para a oportunidade que se encontra aberta no âmbito do aviso de concurso NORTE2030-2023-2 “Parcerias para a Inovação Social”, do Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, cujo prazo de apresentação de candidaturas foi estendido até 31 de janeiro de 2024. Este aviso visa apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que tenham um elevado potencial de impacto no desenvolvimento de competências em crianças e jovens.

Participaram ainda Carlota Borges, vereadora da CM Viana do Castelo; Maria José Casa-Nova, perita e docente na Universidade do Minho; Maria de Jesus Barros, diretora do Centro de Emprego do Alto Minho; Manuel Antunes Cunha, docente Universidade Católica Portuguesa de Braga; e Isabel Silva, cofundadora da MEERU/ Abrir Caminho.

O seminário “Igualdade e Interculturalidade – Alto Minho, um território acolhedor” marcou o encerramento do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, proporcionando uma reflexão profunda sobre a importância da igualdade, interculturalidade e acolhimento no Alto Minho, e reforçando o compromisso da região em promover uma sociedade inclusiva e diversificada.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Viana do Castelo recebe três prémios cinco estrelas

Viana do Castelo volta a estar em destaque na 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2024 ao vencer com três ícones do Município: na categoria Festas / Feiras / Romarias foi vencedora a Romaria Sra. d’Agonia, na categoria Museus venceu o Museu do Traje e na categoria Monumentos o destaque vai para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.