Logo
Regional

CIM promoveu seminário sobre “Igualdade e Interculturalidade – Alto Minho, um território acolhedor” em Viana do Castelo

21 Dezembro, 2023 | 8:50
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realizou um seminário na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo sobre "Igualdade e Interculturalidade - Alto Minho, um território acolhedor". A iniciativa pretendeu assinalar também o Dia Internacional dos Migrantes, celebrado a 18 de dezembro pelas Nações Unidas.

Na sessão de abertura, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, abordou os desafios enfrentados pelos Nacionais de Países Terceiros (NPT), realçando a importância do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, desenvolvido em conjunto com os municípios, para dar resposta ao fenómeno da migração e promover um acolhimento e integração mais eficazes destes cidadãos.

Segundo Manoel Batista, este projeto constituiu uma oportunidade para implementar novos modelos de atuação e potenciar o desenvolvimento humano e económico no território. Sublinhou que a rede intermunicipal de apoio a migrantes não constitui um fim em si mesma, mas o início de uma nova dinâmica, alinhada com propostas integradas para o horizonte 2030, visando boas práticas colaborativas e inclusivas.

O seminário contou também com a participação de diversos especialistas que abordaram diferentes temáticas relacionadas com o acolhimento e integração de migrantes. Destacaram-se as intervenções de Ana Monteiro e Ana Couteiro, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que falaram sobre o papel desta nova agência no acolhimento de migrantes, destacando a melhoria nos serviços de maior proximidade com os cidadãos migrantes, destinadas a um melhor acompanhamento e integração deste público específico.

Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, centrou a sua intervenção na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, um documento com metas bem definidas e assente em seis eixos de intervenção: reduzir a pobreza nas crianças, jovens e suas famílias; promover a integração plena dos jovens adultos na sociedade; potenciar o emprego e a qualificação como fatores de eliminação da pobreza; reforço das políticas públicas de inclusão social; assegurar a coesão territorial e o desenvolvimento local; e fazer do combate à pobreza um desígnio nacional.

Por seu turno, Helena Loureiro, representante Regional do Programa Inovação Social 2030 e moderadora de um dos painéis do seminário, apelou aos presentes para a oportunidade que se encontra aberta no âmbito do aviso de concurso NORTE2030-2023-2 “Parcerias para a Inovação Social”, do Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, cujo prazo de apresentação de candidaturas foi estendido até 31 de janeiro de 2024. Este aviso visa apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que tenham um elevado potencial de impacto no desenvolvimento de competências em crianças e jovens.

Participaram ainda Carlota Borges, vereadora da CM Viana do Castelo; Maria José Casa-Nova, perita e docente na Universidade do Minho; Maria de Jesus Barros, diretora do Centro de Emprego do Alto Minho; Manuel Antunes Cunha, docente Universidade Católica Portuguesa de Braga; e Isabel Silva, cofundadora da MEERU/ Abrir Caminho.

O seminário “Igualdade e Interculturalidade – Alto Minho, um território acolhedor” marcou o encerramento do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, proporcionando uma reflexão profunda sobre a importância da igualdade, interculturalidade e acolhimento no Alto Minho, e reforçando o compromisso da região em promover uma sociedade inclusiva e diversificada.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).