O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lamentou hoje “o estado de guerrilha que o grupo Avic instalou no território” com o processo de revisão do valor dos incentivos que o Governo atribui aos transportes públicos.

“A CIM do Alto Minho lamenta o estado de guerrilha que a operadora instalou no território”, afirmou Manoel Batista.
Em declarações à agência Lusa, o também presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, garantiu que “a CIM do Alto Minho estará sempre do lado da solução para os municípios e para os alto-minhotos”.
“Lamentamos o espírito de guerrilha quando o que é necessário é respeitar as regras e ter uma atitude de articulação, colaboração e encontro de soluções”, frisou.
Manoel Batista referiu que “a CIM do Alto Minho tem procurado apoiar os municípios em todo este processo de transição”, referindo-se às negociações para a atualização do valor das compensações por Obrigações de Serviço Público (OSP), atribuído às operadoras, ao abrigo do programa Incentiva +TP.
No Alto Minho, foi revelado publicamente que os concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima não chegaram a acordo com o grupo Avic quanto ao valor a praticar este ano.
A Câmara de Ponte de Lima mantém o valor atribuído desde 2020, de 250 euros, por dia, até 150 quilómetros percorridos.
Em Viana do Castelo, a autarquia aumentou o montante para 285 euros, por dia, por 125 quilómetros, mas o grupo Avic insiste numa atualização de 285 euros, por dia, mas até 100 quilómetros percorridos.
“A CIM procurou encontrar plataformas de entendimento dentro dos municípios em relação à revisão do valor das compensações”, frisou Manuel Batista.
O autarca socialista acrescentou que “a CIM do Alto Minho tem um concurso internacional para o serviço público de transporte de passageiros (SPTP) nos 10 municípios a decorrer que respeita todas as regras estabelecidas para os concursos de transportes”.
“A CIM do Alto Minho tem condições para chegar ao fim e, neste momento, dá lugar à justiça para que a justiça de pronuncie sobre essa matéria e sobre o andamento do concurso e das respetivas contestações”, observou.
O concurso público internacional lançado pela CIM do Alto Minho em novembro de 2023 para o serviço público de transporte de passageiros (SPTP) nos 10 municípios foi objeto de reclamação.
A operadora Nex Continental Holdings (conhecida como Alsa) venceu o segundo concurso para o serviço público de transporte de passageiros durante quatro anos, por 21,6 milhões de euros. O grupo Avic e a Transdev contestaram o procedimento junto do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do dispositivo de vigilância e prevenção de incêndios rurais em todo o território continental, na sequência das previsões meteorológicas que apontam para uma subida acentuada das temperaturas, vento forte e baixos níveis de humidade nos próximos dias.
O Club Lote 5 vai receber, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos adeptos de futebol, com a transmissão do encontro entre Portugal e Uzbequistão, a contar para o Mundial.
Carlota Borges foi eleita presidente da Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista, na sequência das eleições internas do partido, que definiram os novos órgãos concelhios, secções e estrutura das Mulheres Socialistas para o próximo mandato de dois anos.
Um antigo estudante da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo integra a equipa responsável por um projeto agrícola distinguido recentemente pelo Centro de Frutologia Compal, pela aposta na inovação, sustentabilidade e valorização da Maçã Porta da Loja, uma variedade tradicional portuguesa recuperada e preservada ao longo das últimas décadas.
A Seleção Nacional volta hoje a entrar em campo no Mundial 2026 para defrontar o Uzbequistão, num encontro da segunda jornada da fase de grupos, agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), no NRG Stadium, em Houston, Texas.
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 24 anos por condução sem habilitação legal e falsificação de documento, durante uma ação de fiscalização rodoviária realizada em Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne hoje, 23 de junho, em sessão ordinária, tendo em agenda um conjunto de assuntos ligados à educação, ação social, inclusão e preparação da época balnear.