A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho considerou ser “lamentável e intolerável o tratamento desigual do território” face à exclusão da A28 da redução de 30% nas portagens de várias ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador).
“A CIM do Alto Minho considera lamentável e intolerável o tratamento desigual do território. Considera lamentável que a A28, sendo uma via estruturante para o território não tenha tido o mesmo tratamento que um conjunto de outras estruturas rodoviária do país”, afirmou o presidente da CIM do Alto Minho.
Em declarações à agência Lusa, o socialista Manoel Batista, da CIM que integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que os autarcas da região irão decidir a melhor forma de fazer reverter a decisão hoje tomada pelo Governo.
“A nossa posição perante o Governo será a de dar nota desta situação e a de fazermos tudo para que seja revertida dentro do possível e dentro do espaço temporal mais curto”, referiu o líder da CIM do Alto Minho.
Manoel Batista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, adiantou que o Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho irá reunir-se, “o mais breve possível” para definir a “melhor forma de reagir” à decisão do Governo.
“Tendo em consideração as pessoas que trabalham e se deslocam ao território, diariamente, a economia pujante que o Alto Minho está a construir para o país e a enorme relação transfronteiriça que o Alto Minho tem com a vizinha da Galiza, achamos intolerável que não haja um tratamento igual”, frisou o líder da CIM do Alto Minho.
O Governo anunciou hoje que os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT (Portagens Sem Custos para o Utilizador), entre as quais a A22, A23 e A24, a partir de janeiro.
“Vamos ter uma redução de 30% face aos preços atuais em vias como a A22 (Via do Infante/Algarve), a A23 (Beira Interior), a A24 (Interior Norte), a A25 (Beiras Litoral e Alta), a A4 (Túnel do Marão), a A13 e A13-1 (Pinhal Interior)”, disse a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A governante destacou ainda que o Governo decidiu integrar nestes descontos a A4, a A13 e a A13-1, que nunca foram SCUT, para as colocar “em pé de igualdade com as outras vias” porque, “quando foi aprovado o desconto de 50%, essas vias ainda não existiam, portanto não tinham até agora o mesmo tratamento que as outras”.
Considerando os valores base de 2011, quando as ex-SCUT começaram a ser portajadas, a ministra indicou que estes descontos representam uma redução de 50% para 65%.
A decisão foi tomada hoje em reunião do Conselho de Ministros e pretende repor “justiça territorial” no interior, explicou a governante, em conferência de imprensa.
Segundo a ministra, os descontos vão entrar em vigor em janeiro de 2024.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.
Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.
A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca distribuiu cerca de 1800 quilos de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias mais afetadas pelos incêndios que devastaram o concelho em julho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de ser notificada do visto do Tribunal de Contas (TdC), com data de hoje, à empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.
O canoísta português Fernando Pimenta sagrou-se esta quinta-feira campeão do mundo de maratonas, ao vencer a final da 'short race' (3,6 km) no Campeonato do Mundo, que decorre em Gyor, na Hungria.