A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai reunir-se na sexta-feira com as transportadoras da região, após uma operadora ter acusado aquela entidade e a Câmara de Viana do Castelo de recusarem rever os preços dos transportes.
A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, durante o período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo, após as interpelações da oposição sobre os transportes públicos.
“O setor dos transportes públicos representa mais de 2,5 milhões de euros de investimento por parte da Câmara de Viana do Castelo. Não há nenhum outro setor que tenha este apoio. Qualquer autocarro que saia da garagem recebe 250 euros por dia até 150 quilómetros e mais 70 cêntimos por cada quilómetro extra”, referiu.
No final da reunião, em declarações aos jornalistas, Luís Nobre, rejeitou a inexistência de diálogo com o setor.
“Tem existido diálogo com as operadoras, ao contrário da ideia que se quer fazer passar de que não tem existido diálogo por parte da (CIM) do Alto Minho com as transportadoras que operam no distrito de Viana do Castelo”, afirmou Luís Nobre.
O autarca socialista acusou uma operadora, que não identificou, de ter interrompido o diálogo.
“É bom que todos saibam disso. Agora espero que estejam disponíveis para a reunião. Vão ser todos convocados para a reunião de sexta-feira, no sentido de continuarmos o diálogo”, adiantou, numa reação aos panfletos que o grupo Avic começou hoje a distribuir aos utentes que utilizam os seus serviços.
No documento, a que a agência Lusa teve acesso, a empresa refere que “os autocarros que transportam as populações para a escola, para o trabalho e outros locais dão um prejuízo à empresa, por cada quilómetro que percorrem”.
Para a transportadora, essa situação ocorre porque “injusta e inexplicavelmente a CIM do Alto Minho e a Câmara de Viana do Castelo se recusam a rever os preços a pagar ao transportador para cobrir, somente, os custos de produção (combustível, salários, segurança social, impostos, reparações e tudo o mais), pese embora recebam verbas do Orçamento de Estado para o efeito”.
“Desde há anos que a empresa solicita que os preços sejam revistos de acordo com a fórmula aprovada pelo regulador público, Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT), sem sucesso”, adianta.
Para a operadora de transportes rodoviários, “só o extraordinário sentido de responsabilidade social que a empresa tem demonstrado há décadas, ao contrário das entidades públicas referidas, tem permitido a manutenção da prestação deste relevante serviço público”.
“A empresa não deixará nunca de respeitar escrupulosamente as suas obrigações para com os seus trabalhadores e fornecedores. Estamos a fazer todos os esforços para manter os serviços às populações. Não nos poderão culpar mais tarde se não existirem condições para continuar”, conclui.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.