A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) entregou 110 novos computadores às dez bibliotecas municipais da região, reforçando significativamente a modernização tecnológica da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM).
Os equipamentos informáticos, exclusivamente dedicados aos espaços de acesso público das bibliotecas, estão disponíveis para utilização gratuita por todos os cidadãos, contribuindo para a democratização do acesso às tecnologias.
“Este investimento representa um passo decisivo na nossa estratégia de promoção da literacia digital e na melhoria dos serviços públicos que prestamos aos cidadãos do Alto Minho”, afirma o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista. “As bibliotecas assumem hoje um papel fundamental como centros de conhecimento e inclusão digital na comunidade.”
Este projeto foi integralmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de um contrato estabelecido entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a CIM Alto Minho, no âmbito da medida “Modernização da Infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais”, integrada na componente de investimento “RE-C04-i01 – Redes Culturais e Transição Digital”.
Para além da renovação do parque informático das bibliotecas municipais o contrato de financiamento celebrado com a CIM Alto Minho permitiu também a criação do novo catálogo digital da Biblioteca Municipal de Valença, acessível desde o passado dia 8 de janeiro em https://catalogo.bibliotecas.cm-valenca.pt, representando um investimento global de cerca de 110 mil euros.
O projeto contou ainda com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceiro técnico do GEPAC na seleção e acompanhamento das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).
A iniciativa visa modernizar e melhorar os serviços das bibliotecas públicas municipais, promovendo a transição digital, respondendo às atuais exigências tecnológicas e impulsionando a literacia digital da população do Alto Minho.
Refira-se que a Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho foi formalmente constituída a 12 de novembro de 2018, no âmbito de um acordo de cooperação entre a CIM Alto Minho e a DGLAB, integrando as dez bibliotecas dos municípios do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Esta rede de trabalho colaborativo tem como objetivos otimizar e rentabilizar os serviços e recursos disponíveis em cada uma das bibliotecas, beneficiando do efeito de escala, desenvolver projetos comuns e ampliar a intervenção cultural na comunidade, garantindo um serviço mais eficiente e sustentável.
As bibliotecas municipais do Alto Minho disponibilizam gratuitamente um vasto conjunto de serviços, como empréstimo de livros e interbibliotecas, consulta presencial e online de jornais e revistas, catálogo coletivo digital, apoio à pesquisa, atividades de promoção da leitura e literacia digital, além do acesso gratuito a computadores e Internet.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).