Logo
Regional

CIM Alto Minho promove sessão de capacitação para integração de migrantes

21 Novembro, 2023 | 11:37
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

"Poderemos viver juntos? A construção social da diferença" é o tema da sessão de capacitação que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com os seus municípios associados, promove no próximo dia 23 de novembro, em Ponte de Lima, no âmbito do projeto AMAM - Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho.

Esta sessão de capacitação terá lugar no auditório municipal de Ponte de Lima, das 09h30 às 12h30, e será conduzida por Maria José Casa-Nova, perita e docente na Escola Superior de Educação da Universidade do Minho. Com um enfoque teórico-analítico, a sessão abordará questões essenciais como práticas interculturais sustentadas, a construção da diferença, visando promover a desconstrução de estereótipos que muitas vezes afetam a integração harmoniosa das comunidades migrantes.

Num contexto em que a diversidade de Nacionais de Países Terceiros (NPT) se reflete cada vez mais no quotidiano do Alto Minho, a CIM Alto Minho e os municípios reconhecem a importância de validar boas práticas de acolhimento e integração. O projeto AMAM, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, surge como resposta a esta necessidade, desafiando profissionais em diversos setores, tanto públicos como privados, a desenvolver competências técnicas para a promoção de um modelo de intervenção integrado, baseado na aceitação da diferença.

A participação ativa dos agentes locais nesta sessão é fundamental para promover uma abordagem mais humanizada, coletiva e dialogante na integração de migrantes. A CIM Alto Minho acredita que eventos como este têm o potencial de contribuir para a transformação e melhoria das condições de vida, e consequentemente para um exercício pleno da cidadania e o bem-estar de todos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.

Cultura 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vai ter novo centro cultural dedicado ao Eixo Atlântico

Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Novas regras da UE reduzem capturas e desafiam pescadores portugueses

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre candidaturas às bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

Internacional 15 Dezembro, 2025

AECT do Rio Minho aprova Plano de Atividades e orçamento para 2026 com aumento de 24%

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.

Regional 15 Dezembro, 2025

Presidente da Câmara de Caminha acompanha buscas e manifesta solidariedade às famílias

As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.