"Poderemos viver juntos? A construção social da diferença" é o tema da sessão de capacitação que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com os seus municípios associados, promove no próximo dia 23 de novembro, em Ponte de Lima, no âmbito do projeto AMAM - Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho.
Esta sessão de capacitação terá lugar no auditório municipal de Ponte de Lima, das 09h30 às 12h30, e será conduzida por Maria José Casa-Nova, perita e docente na Escola Superior de Educação da Universidade do Minho. Com um enfoque teórico-analítico, a sessão abordará questões essenciais como práticas interculturais sustentadas, a construção da diferença, visando promover a desconstrução de estereótipos que muitas vezes afetam a integração harmoniosa das comunidades migrantes.
Num contexto em que a diversidade de Nacionais de Países Terceiros (NPT) se reflete cada vez mais no quotidiano do Alto Minho, a CIM Alto Minho e os municípios reconhecem a importância de validar boas práticas de acolhimento e integração. O projeto AMAM, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, surge como resposta a esta necessidade, desafiando profissionais em diversos setores, tanto públicos como privados, a desenvolver competências técnicas para a promoção de um modelo de intervenção integrado, baseado na aceitação da diferença.
A participação ativa dos agentes locais nesta sessão é fundamental para promover uma abordagem mais humanizada, coletiva e dialogante na integração de migrantes. A CIM Alto Minho acredita que eventos como este têm o potencial de contribuir para a transformação e melhoria das condições de vida, e consequentemente para um exercício pleno da cidadania e o bem-estar de todos.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.