O seminário "Igualdade e Interculturalidade: Alto Minho, um território acolhedor", terá lugar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, no próximo dia 18 de dezembro.
O seminário, com início às 10h00, contará com a participação de diversos especialistas que abordarão diferentes temáticas relacionadas com o acolhimento e a integração de migrantes. Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, Ana Monteiro, vogal do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, e Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, farão a sessão de abertura.
O primeiro painel vai ser moderado por Helena Loureiro, representante regional da Inovação Social 2030, que terá como tema “Políticas Públicas e Integração: Cidadania Mais Igual”. Entre os oradores confirmados destacam-se Maria de Jesus Barros, diretora do Centro de Emprego do Alto Minho, Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, e Manuel Antunes Cunha, docente na Universidade Católica Portuguesa de Braga.
No período da tarde, o segundo painel, sob a moderação de Andreia Fernandes, abordará as “Dinâmicas Territoriais de Integração dos Migrantes: Cultivar a Diversidade”. Os temas incluirão o Plano Municipal de Integração de Migrantes, apresentado por Carlota Borges, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, iniciativas como o MEERU Aproxima – Cidadãos Ativ@s, com Isabel Silva, cofundadora da MEERU/Abrir Caminho, e experiências como o Centro para as Migrações do Fundão e o Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural, apresentados por Filipa Batista, coordenadora do Centro para as Migrações no Fundão. A síntese dos trabalhos estará a cargo de Maria José Casa-Nova, perita e docente na Universidade do Minho.
Este seminário marca o encerramento do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração. Desenvolvido pela CIM Alto Minho, em parceria com os municípios, o projeto teve como objetivo a criação de um modelo de intervenção integrado para promover a integração plena dos Nacionais de Países Terceiros (NPT) no território do Alto Minho.
O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.