"A Flora e a Carta mais Importante do Mundo" e "Lendas do Alto Minho" são as mais recentes publicações da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), apresentadas no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, com um conceito inovador, pela particularidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura.
As duas publicações incluem texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza). Além disso, incorporam um QR Code que direciona para o site da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt), onde o conteúdo está disponível em audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a um vasto público leitor.

A escolha desta data para o lançamento das obras em multiformato não foi por acaso, pois a CIM Alto Minho aproveitou para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, comemorado a 23 de setembro pela ONU. Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, destacou a relevância deste dia, enfatizando que “a ONU tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância das línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, reconhecendo a importância de proteger e defender as línguas gestuais como parte da diversidade.” Sublinhou que estas publicações em multiformato “são um recurso acessível a todos e serão oferecidas a várias entidades e instituições do Alto Minho, demonstrando o compromisso da comunidade intermunicipal com a inclusão de todos os cidadãos do território.”
Por outro lado, o dia 25 de setembro foi dedicado à celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade, coincidindo com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro “Flora e a Carta Mais Importante do Mundo” representa um contributo significativo para esta causa, ao demonstrar como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa na educação e sensibilização para a consciência ambiental e na promoção de um estilo de vida mais sustentável.
É relevante notar que a sustentabilidade é uma das preocupações centrais da CIM Alto Minho, refletida tanto na sua estratégia para os próximos anos – a Estratégia “Alto Minho 2030”, como nos projetos que desenvolve. Neste contexto, merece destaque o recentemente aprovado projeto transfronteiriço “Agenda 2030 Local”, candidatado ao POCTEP, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, promovendo sinergias entre pequenos municípios rurais e a identificação de desafios comuns para a criação de projetos transfronteiriços.

Além da apresentação pública dos livros em multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, o evento ficou marcado pela intervenção de Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID, sobre “A Importância da Comunicação Inclusiva”, terminando com um breve momento musical pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo. A sessão de abertura do evento contou também com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. Todo o evento teve interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), e reuniu diversos participantes entre autoridades e representantes de diversas organizações sociais do Alto Minho.
Este evento insere-se no projeto “Plano de Ação ITI Alto Minho 2030”, da CIM Alto Minho, apoiado pelo POAT – Programa Operacional Assistência Técnica.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?