Logo
Regional

CIM Alto Minho promove inclusão com lançamento de livros em multiformato

28 Setembro, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

"A Flora e a Carta mais Importante do Mundo" e "Lendas do Alto Minho" são as mais recentes publicações da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), apresentadas no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, com um conceito inovador, pela particularidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura.

As duas publicações incluem texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza). Além disso, incorporam um QR Code que direciona para o site da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt), onde o conteúdo está disponível em audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a um vasto público leitor.

A escolha desta data para o lançamento das obras em multiformato não foi por acaso, pois a CIM Alto Minho aproveitou para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, comemorado a 23 de setembro pela ONU. Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, destacou a relevância deste dia, enfatizando que “a ONU tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância das línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, reconhecendo a importância de proteger e defender as línguas gestuais como parte da diversidade.” Sublinhou que estas publicações em multiformato “são um recurso acessível a todos e serão oferecidas a várias entidades e instituições do Alto Minho, demonstrando o compromisso da comunidade intermunicipal com a inclusão de todos os cidadãos do território.”

Por outro lado, o dia 25 de setembro foi dedicado à celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade, coincidindo com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro “Flora e a Carta Mais Importante do Mundo” representa um contributo significativo para esta causa, ao demonstrar como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa na educação e sensibilização para a consciência ambiental e na promoção de um estilo de vida mais sustentável.

É relevante notar que a sustentabilidade é uma das preocupações centrais da CIM Alto Minho, refletida tanto na sua estratégia para os próximos anos – a Estratégia “Alto Minho 2030”, como nos projetos que desenvolve. Neste contexto, merece destaque o recentemente aprovado projeto transfronteiriço “Agenda 2030 Local”, candidatado ao POCTEP, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, promovendo sinergias entre pequenos municípios rurais e a identificação de desafios comuns para a criação de projetos transfronteiriços.

Além da apresentação pública dos livros em multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, o evento ficou marcado pela intervenção de Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID, sobre “A Importância da Comunicação Inclusiva”, terminando com um breve momento musical pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo. A sessão de abertura do evento contou também com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. Todo o evento teve interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), e reuniu diversos participantes entre autoridades e representantes de diversas organizações sociais do Alto Minho.

Este evento insere-se no projeto “Plano de Ação ITI Alto Minho 2030”, da CIM Alto Minho, apoiado pelo POAT – Programa Operacional Assistência Técnica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.