A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) solicitou com carácter de urgência, um pedido de reunião ao ministro da Saúde, para abordar as prioridades de investimento e os desafios enfrentados na área da saúde no território do Alto Minho. Este pedido surge no seguimento das deliberações da última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na segunda-feira, dia 15 de maio.
Durante a reunião, foram abordados diversos aspetos, nomeadamente a necessidade urgente de criar condições adequadas de financiamento para investimento e funcionamento dos serviços de saúde no Alto Minho, com enfoque na reabilitação das estruturas e no reforço de recursos físicos e equipamentos nas instalações dos Cuidados de Saúde Primários.
A CIM Alto Minho já apresentou um dossier detalhado ao ministro da Saúde, que inclui um levantamento realizado pela Unidade Local de Saúde Alto Minho (ULSAM) e pelos municípios sobre as necessidades de investimento em saúde na região, onde apresentam projetos de execução e outras peças técnicas, para a posterior candidatura a fundos comunitários, em particular o PRR-PT, para a concretização de intervenções nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários do Alto Minho.
Consideram ainda que a ULSAM tem vindo a ser penalizada pelo modelo de financiamento adotado nos últimos anos, enfrentando uma das mais baixas capitações a nível nacional. Esta situação coloca em risco a capacidade de investimento em equipamentos e infraestruturas essenciais para uma melhor resposta dos serviços de saúde no Alto Minho, assim como compromete o adequado funcionamento das diversas valências e especialidades oferecidas pela ULSAM.
Ainda durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou uma exposição realizada pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, que dá nota do lançamento de um abaixo-assinado para auscultar a opinião dos utentes da ULSAM sobre a ausência de um Serviço de Radioterapia no Hospital de Viana do Castelo para o tratamento de pacientes com cancro. O abaixo-assinado já conta com a adesão de mais de 30 mil cidadãos dos 10 concelhos do Alto Minho.
Foi ainda salientada a necessidade de designação do Conselho de Administração da ULSAM, uma vez que o mandato dos atuais membros terminou em 2019 e foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021, no sentido de dar estabilidade à gestão e funcionamento desta unidade de saúde.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.