A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) solicitou com carácter de urgência, um pedido de reunião ao ministro da Saúde, para abordar as prioridades de investimento e os desafios enfrentados na área da saúde no território do Alto Minho. Este pedido surge no seguimento das deliberações da última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na segunda-feira, dia 15 de maio.
Durante a reunião, foram abordados diversos aspetos, nomeadamente a necessidade urgente de criar condições adequadas de financiamento para investimento e funcionamento dos serviços de saúde no Alto Minho, com enfoque na reabilitação das estruturas e no reforço de recursos físicos e equipamentos nas instalações dos Cuidados de Saúde Primários.
A CIM Alto Minho já apresentou um dossier detalhado ao ministro da Saúde, que inclui um levantamento realizado pela Unidade Local de Saúde Alto Minho (ULSAM) e pelos municípios sobre as necessidades de investimento em saúde na região, onde apresentam projetos de execução e outras peças técnicas, para a posterior candidatura a fundos comunitários, em particular o PRR-PT, para a concretização de intervenções nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários do Alto Minho.
Consideram ainda que a ULSAM tem vindo a ser penalizada pelo modelo de financiamento adotado nos últimos anos, enfrentando uma das mais baixas capitações a nível nacional. Esta situação coloca em risco a capacidade de investimento em equipamentos e infraestruturas essenciais para uma melhor resposta dos serviços de saúde no Alto Minho, assim como compromete o adequado funcionamento das diversas valências e especialidades oferecidas pela ULSAM.
Ainda durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou uma exposição realizada pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, que dá nota do lançamento de um abaixo-assinado para auscultar a opinião dos utentes da ULSAM sobre a ausência de um Serviço de Radioterapia no Hospital de Viana do Castelo para o tratamento de pacientes com cancro. O abaixo-assinado já conta com a adesão de mais de 30 mil cidadãos dos 10 concelhos do Alto Minho.
Foi ainda salientada a necessidade de designação do Conselho de Administração da ULSAM, uma vez que o mandato dos atuais membros terminou em 2019 e foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021, no sentido de dar estabilidade à gestão e funcionamento desta unidade de saúde.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.