A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) solicitou com carácter de urgência, um pedido de reunião ao ministro da Saúde, para abordar as prioridades de investimento e os desafios enfrentados na área da saúde no território do Alto Minho. Este pedido surge no seguimento das deliberações da última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na segunda-feira, dia 15 de maio.
Durante a reunião, foram abordados diversos aspetos, nomeadamente a necessidade urgente de criar condições adequadas de financiamento para investimento e funcionamento dos serviços de saúde no Alto Minho, com enfoque na reabilitação das estruturas e no reforço de recursos físicos e equipamentos nas instalações dos Cuidados de Saúde Primários.
A CIM Alto Minho já apresentou um dossier detalhado ao ministro da Saúde, que inclui um levantamento realizado pela Unidade Local de Saúde Alto Minho (ULSAM) e pelos municípios sobre as necessidades de investimento em saúde na região, onde apresentam projetos de execução e outras peças técnicas, para a posterior candidatura a fundos comunitários, em particular o PRR-PT, para a concretização de intervenções nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários do Alto Minho.
Consideram ainda que a ULSAM tem vindo a ser penalizada pelo modelo de financiamento adotado nos últimos anos, enfrentando uma das mais baixas capitações a nível nacional. Esta situação coloca em risco a capacidade de investimento em equipamentos e infraestruturas essenciais para uma melhor resposta dos serviços de saúde no Alto Minho, assim como compromete o adequado funcionamento das diversas valências e especialidades oferecidas pela ULSAM.
Ainda durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou uma exposição realizada pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, que dá nota do lançamento de um abaixo-assinado para auscultar a opinião dos utentes da ULSAM sobre a ausência de um Serviço de Radioterapia no Hospital de Viana do Castelo para o tratamento de pacientes com cancro. O abaixo-assinado já conta com a adesão de mais de 30 mil cidadãos dos 10 concelhos do Alto Minho.
Foi ainda salientada a necessidade de designação do Conselho de Administração da ULSAM, uma vez que o mandato dos atuais membros terminou em 2019 e foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021, no sentido de dar estabilidade à gestão e funcionamento desta unidade de saúde.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.