Logo
Internacional

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

23 Junho, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Para além da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) são parceiros do projeto a BAMEE – Associação Búlgara de Especialistas Ambientais Municipais (Bulgária), a ANEL – Agência de Desenvolvimento de Nicósia (Chipre), o Município de Vejle (Dinamarca), a Câmara Municipal de Maramures (Roménia), o Conselho Regional de Häme (Finlândia), a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Finlândia), o Conselho do Condado de Galway (Irlanda) e a cidade de Liège (Bélgica).

O encontro reuniu a equipa técnica dos parceiros do projeto e stakeholders locais para uma discussão sobre os fatores que contribuem para a perda e o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e suprimento, níveis de inovação nas medidas de prevenção, e necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nesta iniciativa, na qualidade de stakeholder da CIM Alto Minho.

Das várias apresentações efetuadas destacam-se do Ministério do Ambiente de Chipre, que apresentou as recomendações da Plataforma da EU sobre perdas e desperdício de alimentos; e do Ministério do Ambiente e Água da Bulgária, que detalhou o subprograma para a prevenção do desperdício de alimentos.

Seguiu-se uma sessão dedicada às soluções existentes na Bulgária, com temas como a plataforma TIC para redução de perda/desperdício de alimentos, apresentada pela empresa FoodObox Ltd; a gestão de resíduos alimentares em Sofia, apresentada pela empresa metropolitana de tratamento de resíduos; e os modelos e razões para a geração de resíduos alimentares no setor de refeições fora de casa, apresentados pela da Universidade Nacional de Economia Mundial.

À tarde, um workshop permitiu a troca de informações preliminares entre os parceiros sobre fatores contributivos, níveis de inovação e necessidades diversas para a prevenção da perda e desperdício de alimentos.

O segundo dia foi dedicado a visitas de estudo, começando com uma visita à Planta de Tratamento Mecânico e Biológico de Sofia, seguindo-se uma visita ao restaurante Blagichka – Zero Waste, um estabelecimento exemplar na gestão de desperdício zero.

O encontro proporcionou a troca de conhecimento e experiências, fomentando a colaboração entre os parceiros do projeto CIBUS.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.