Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.
Para além da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) são parceiros do projeto a BAMEE – Associação Búlgara de Especialistas Ambientais Municipais (Bulgária), a ANEL – Agência de Desenvolvimento de Nicósia (Chipre), o Município de Vejle (Dinamarca), a Câmara Municipal de Maramures (Roménia), o Conselho Regional de Häme (Finlândia), a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Finlândia), o Conselho do Condado de Galway (Irlanda) e a cidade de Liège (Bélgica).
O encontro reuniu a equipa técnica dos parceiros do projeto e stakeholders locais para uma discussão sobre os fatores que contribuem para a perda e o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e suprimento, níveis de inovação nas medidas de prevenção, e necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nesta iniciativa, na qualidade de stakeholder da CIM Alto Minho.
Das várias apresentações efetuadas destacam-se do Ministério do Ambiente de Chipre, que apresentou as recomendações da Plataforma da EU sobre perdas e desperdício de alimentos; e do Ministério do Ambiente e Água da Bulgária, que detalhou o subprograma para a prevenção do desperdício de alimentos.

Seguiu-se uma sessão dedicada às soluções existentes na Bulgária, com temas como a plataforma TIC para redução de perda/desperdício de alimentos, apresentada pela empresa FoodObox Ltd; a gestão de resíduos alimentares em Sofia, apresentada pela empresa metropolitana de tratamento de resíduos; e os modelos e razões para a geração de resíduos alimentares no setor de refeições fora de casa, apresentados pela da Universidade Nacional de Economia Mundial.
À tarde, um workshop permitiu a troca de informações preliminares entre os parceiros sobre fatores contributivos, níveis de inovação e necessidades diversas para a prevenção da perda e desperdício de alimentos.
O segundo dia foi dedicado a visitas de estudo, começando com uma visita à Planta de Tratamento Mecânico e Biológico de Sofia, seguindo-se uma visita ao restaurante Blagichka – Zero Waste, um estabelecimento exemplar na gestão de desperdício zero.
O encontro proporcionou a troca de conhecimento e experiências, fomentando a colaboração entre os parceiros do projeto CIBUS.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.