Logo
Internacional

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

23 Junho, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Para além da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) são parceiros do projeto a BAMEE – Associação Búlgara de Especialistas Ambientais Municipais (Bulgária), a ANEL – Agência de Desenvolvimento de Nicósia (Chipre), o Município de Vejle (Dinamarca), a Câmara Municipal de Maramures (Roménia), o Conselho Regional de Häme (Finlândia), a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Finlândia), o Conselho do Condado de Galway (Irlanda) e a cidade de Liège (Bélgica).

O encontro reuniu a equipa técnica dos parceiros do projeto e stakeholders locais para uma discussão sobre os fatores que contribuem para a perda e o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e suprimento, níveis de inovação nas medidas de prevenção, e necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nesta iniciativa, na qualidade de stakeholder da CIM Alto Minho.

Das várias apresentações efetuadas destacam-se do Ministério do Ambiente de Chipre, que apresentou as recomendações da Plataforma da EU sobre perdas e desperdício de alimentos; e do Ministério do Ambiente e Água da Bulgária, que detalhou o subprograma para a prevenção do desperdício de alimentos.

Seguiu-se uma sessão dedicada às soluções existentes na Bulgária, com temas como a plataforma TIC para redução de perda/desperdício de alimentos, apresentada pela empresa FoodObox Ltd; a gestão de resíduos alimentares em Sofia, apresentada pela empresa metropolitana de tratamento de resíduos; e os modelos e razões para a geração de resíduos alimentares no setor de refeições fora de casa, apresentados pela da Universidade Nacional de Economia Mundial.

À tarde, um workshop permitiu a troca de informações preliminares entre os parceiros sobre fatores contributivos, níveis de inovação e necessidades diversas para a prevenção da perda e desperdício de alimentos.

O segundo dia foi dedicado a visitas de estudo, começando com uma visita à Planta de Tratamento Mecânico e Biológico de Sofia, seguindo-se uma visita ao restaurante Blagichka – Zero Waste, um estabelecimento exemplar na gestão de desperdício zero.

O encontro proporcionou a troca de conhecimento e experiências, fomentando a colaboração entre os parceiros do projeto CIBUS.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 20 Fevereiro, 2026

Os Quatro e Meia atuam em novembro no Centro Cultural de Viana do Castelo

A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aprova parecer favorável para CER obter estatuto de utilidade pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Residências Aqua Motion Starts apresentam projetos em Viana do Castelo

O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Câmara de Caminha vai requalificar Rua 5 de Outubro em Vila Praia de Âncora

A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.

Política 20 Fevereiro, 2026

Duarte Martins recandidata-se à liderança da concelhia do PSD de Viana do Castelo

O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Fim de Semana Gastronómico regressa com sabores tradicionais e animação em Viana do Castelo

O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo vai ter nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima

Viana do Castelo vai avançar com a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, localizada a jusante da emblemática Ponte Eiffel. A proposta vencedora foi escolhida no âmbito de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de alguns dos mais conceituados gabinetes de engenharia nacionais e internacionais.