Logo
Regional

CIM Alto Minho participa em seminário sobre Agricultura Sustentável e Inovação em Braga

22 Março, 2024 | 15:13
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença no seminário "Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos - referenciais e práticas para a inovação e sustentabilidade", promovido ontem, dia 21 de março, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), na cidade de Braga. Integrado na 56ª AGRO, o evento teve como objetivo principal promover a colaboração entre agentes e a partilha de exemplos de dinamização produtiva e inovação setorial na agricultura em diferentes contextos sociais e económicos.

A CIM Alto Minho esteve representada pelo primeiro secretário, Bruno Caldas, responsável pela moderação do primeiro painel dedicado ao tema “Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos – Região Norte”. Este painel contou com intervenções de especialistas, incluindo Carlos Aguiar do CIMO (Centro de Investigação de Montanha) do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, que abordou a “Agricultura de montanha e sustentabilidade”; Bruno Leitão, da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), que falou sobre “Agricultura e Territórios na Região Norte”; Ana Teresa Oliveira e Susana Campos, da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPVC e responsáveis pelo projeto FEAST, que apresentaram uma intervenção sobre “Sistemas alimentares na transição para dietas saudáveis e sustentáveis”; e Joana Nogueira, da ESA do IPVC, que discutiu a “Agro-silvo-pastorícia no Minho – Valorizar a Multifuncionalidade”.

O segundo painel proporcionou a partilha de experiências e perspetivas sobre a dinamização produtiva e inovação sustentável na agricultura do Minho. Diversos oradores enriqueceram este painel, destacando-se temas como o turismo, a natureza e a agricultura na montanha e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresentado por José Carlos Pires, presidente da Associação de Compartes de Campo do Gerês e Parque Cerdeira. Outros temas incluíram os vinhos que promovem territórios e paisagens sustentáveis, abordado por Luís Cerdeira, da Soalheiro; a agricultura e alimentação equilibrada e sustentável no Cávado, por Paulo Pereira, da ATAHCA; a criação de bovinos de raça Barrosã em área periurbana de Braga, por Luis Fernandes da Quinta Pregal; e a agricultura em modo de produção biológico no centro histórico de Guimarães, partilhada por Nuno Oliveira da Quinta da Verdelha.

O seminário foi dirigido a técnicos, investigadores, empresários agrícolas e das cadeias de transformação e distribuição alimentar, estudantes, decisores e público em geral. Teve como objetivo apresentar e discutir referenciais e casos práticos de dinamização de processos e unidades de produção agrícolas e territórios rurais, bem como modelos e propostas de intervenção para promover a complementaridade entre atividades intensivas e direcionadas para produtos de mercado e atividades de conservação.

O evento enquadra-se num contexto de desafios consideráveis, resultantes das mudanças climáticas, globalização, dinâmicas demográficas e necessidades crescentes de nutrição/ alimentação, saúde e serviços socioeducativos equitativos. Neste quadro, a sustentabilidade global e regional, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exige a implementação de mecanismos e medidas que promovam a eficiência e eficácia das atividades humanas e dos territórios, numa perspetiva política, social, económica, técnico-científica e tecnológica.

A participação da CIM Alto Minho neste seminário reforça o compromisso da região com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e com a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.