Logo
Regional

CIM Alto Minho participa em seminário sobre Agricultura Sustentável e Inovação em Braga

22 Março, 2024 | 15:13
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença no seminário "Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos - referenciais e práticas para a inovação e sustentabilidade", promovido ontem, dia 21 de março, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), na cidade de Braga. Integrado na 56ª AGRO, o evento teve como objetivo principal promover a colaboração entre agentes e a partilha de exemplos de dinamização produtiva e inovação setorial na agricultura em diferentes contextos sociais e económicos.

A CIM Alto Minho esteve representada pelo primeiro secretário, Bruno Caldas, responsável pela moderação do primeiro painel dedicado ao tema “Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos – Região Norte”. Este painel contou com intervenções de especialistas, incluindo Carlos Aguiar do CIMO (Centro de Investigação de Montanha) do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, que abordou a “Agricultura de montanha e sustentabilidade”; Bruno Leitão, da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), que falou sobre “Agricultura e Territórios na Região Norte”; Ana Teresa Oliveira e Susana Campos, da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPVC e responsáveis pelo projeto FEAST, que apresentaram uma intervenção sobre “Sistemas alimentares na transição para dietas saudáveis e sustentáveis”; e Joana Nogueira, da ESA do IPVC, que discutiu a “Agro-silvo-pastorícia no Minho – Valorizar a Multifuncionalidade”.

O segundo painel proporcionou a partilha de experiências e perspetivas sobre a dinamização produtiva e inovação sustentável na agricultura do Minho. Diversos oradores enriqueceram este painel, destacando-se temas como o turismo, a natureza e a agricultura na montanha e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresentado por José Carlos Pires, presidente da Associação de Compartes de Campo do Gerês e Parque Cerdeira. Outros temas incluíram os vinhos que promovem territórios e paisagens sustentáveis, abordado por Luís Cerdeira, da Soalheiro; a agricultura e alimentação equilibrada e sustentável no Cávado, por Paulo Pereira, da ATAHCA; a criação de bovinos de raça Barrosã em área periurbana de Braga, por Luis Fernandes da Quinta Pregal; e a agricultura em modo de produção biológico no centro histórico de Guimarães, partilhada por Nuno Oliveira da Quinta da Verdelha.

O seminário foi dirigido a técnicos, investigadores, empresários agrícolas e das cadeias de transformação e distribuição alimentar, estudantes, decisores e público em geral. Teve como objetivo apresentar e discutir referenciais e casos práticos de dinamização de processos e unidades de produção agrícolas e territórios rurais, bem como modelos e propostas de intervenção para promover a complementaridade entre atividades intensivas e direcionadas para produtos de mercado e atividades de conservação.

O evento enquadra-se num contexto de desafios consideráveis, resultantes das mudanças climáticas, globalização, dinâmicas demográficas e necessidades crescentes de nutrição/ alimentação, saúde e serviços socioeducativos equitativos. Neste quadro, a sustentabilidade global e regional, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exige a implementação de mecanismos e medidas que promovam a eficiência e eficácia das atividades humanas e dos territórios, numa perspetiva política, social, económica, técnico-científica e tecnológica.

A participação da CIM Alto Minho neste seminário reforça o compromisso da região com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e com a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.