Logo
Regional

CIM Alto Minho participa em seminário sobre Agricultura Sustentável e Inovação em Braga

22 Março, 2024 | 15:13
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença no seminário "Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos - referenciais e práticas para a inovação e sustentabilidade", promovido ontem, dia 21 de março, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), na cidade de Braga. Integrado na 56ª AGRO, o evento teve como objetivo principal promover a colaboração entre agentes e a partilha de exemplos de dinamização produtiva e inovação setorial na agricultura em diferentes contextos sociais e económicos.

A CIM Alto Minho esteve representada pelo primeiro secretário, Bruno Caldas, responsável pela moderação do primeiro painel dedicado ao tema “Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos – Região Norte”. Este painel contou com intervenções de especialistas, incluindo Carlos Aguiar do CIMO (Centro de Investigação de Montanha) do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, que abordou a “Agricultura de montanha e sustentabilidade”; Bruno Leitão, da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), que falou sobre “Agricultura e Territórios na Região Norte”; Ana Teresa Oliveira e Susana Campos, da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPVC e responsáveis pelo projeto FEAST, que apresentaram uma intervenção sobre “Sistemas alimentares na transição para dietas saudáveis e sustentáveis”; e Joana Nogueira, da ESA do IPVC, que discutiu a “Agro-silvo-pastorícia no Minho – Valorizar a Multifuncionalidade”.

O segundo painel proporcionou a partilha de experiências e perspetivas sobre a dinamização produtiva e inovação sustentável na agricultura do Minho. Diversos oradores enriqueceram este painel, destacando-se temas como o turismo, a natureza e a agricultura na montanha e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresentado por José Carlos Pires, presidente da Associação de Compartes de Campo do Gerês e Parque Cerdeira. Outros temas incluíram os vinhos que promovem territórios e paisagens sustentáveis, abordado por Luís Cerdeira, da Soalheiro; a agricultura e alimentação equilibrada e sustentável no Cávado, por Paulo Pereira, da ATAHCA; a criação de bovinos de raça Barrosã em área periurbana de Braga, por Luis Fernandes da Quinta Pregal; e a agricultura em modo de produção biológico no centro histórico de Guimarães, partilhada por Nuno Oliveira da Quinta da Verdelha.

O seminário foi dirigido a técnicos, investigadores, empresários agrícolas e das cadeias de transformação e distribuição alimentar, estudantes, decisores e público em geral. Teve como objetivo apresentar e discutir referenciais e casos práticos de dinamização de processos e unidades de produção agrícolas e territórios rurais, bem como modelos e propostas de intervenção para promover a complementaridade entre atividades intensivas e direcionadas para produtos de mercado e atividades de conservação.

O evento enquadra-se num contexto de desafios consideráveis, resultantes das mudanças climáticas, globalização, dinâmicas demográficas e necessidades crescentes de nutrição/ alimentação, saúde e serviços socioeducativos equitativos. Neste quadro, a sustentabilidade global e regional, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exige a implementação de mecanismos e medidas que promovam a eficiência e eficácia das atividades humanas e dos territórios, numa perspetiva política, social, económica, técnico-científica e tecnológica.

A participação da CIM Alto Minho neste seminário reforça o compromisso da região com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e com a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Maio, 2025

Cardiologistas reforçam importância do diagnóstico e tratamento precoce do enfarte agudo do miocárdio

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a consciencializar a população para a importância do diagnóstico e tratamento precoce do enfarte agudo do miocárdio. No âmbito do mês do Coração, que se assinala durante o mês de maio, a associação vem lembrar o impacto que esta doença pode ter, quando adiado o seu tratamento.

Regional 15 Maio, 2025

Navios da Marinha atracados em Viana do Castelo receberam cerca de 5 mil pessoas no primeiro dia de visitas

Cerca de cinco mil pessoas visitaram os navios da Marinha Portuguesa, na terça-feira, 14 de maio.

Internacional 15 Maio, 2025

Espanha espera nova ligação elétrica entre Galiza e norte de Portugal em funcionamento este ano

O Governo de Espanha espera que a nova ligação elétrica entre a Galiza e o norte de Portugal entre em funcionamento no final deste ano, disse a ministra com a tutela da energia, Sara Aagesen.

Regional 15 Maio, 2025

Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã decorre de 16 a 18 de maio

Os melhores sabores do Minho estarão à mesa em Ponte da Barca entre os dias 16 e 18 de maio, no Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã.

Regional 15 Maio, 2025

“Última Esperança” em Monção

No próximo dia 24 de Maio, às 21:30h, chega pela primeira vez a Monção, aos palcos do Cineteatro João Verde o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), com apresentação do espetáculo “Última Esperança”, do Coletivo Cuerpo Sur.

Regional 15 Maio, 2025

Parque eólico ‘offshore’ ao largo de Viana do Castelo abriga 270 espécies

Estudos ambientais realizados pela Ocean Winds concluíram que, em cinco anos de funcionamento, o parque eólico ‘offshore’ flutuante instalado ao largo de Viana do Castelo está a ter “um efeito reserva” de biodiversidade, tendo sido identificadas 270 espécies.

Nacional 15 Maio, 2025

Jovens profissionais de saúde exigem um entendimento estrutural

Foi com as preocupações para o setor como pano de fundo que a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Conselho Nacional de Juventude promoveram, na terça-feira, o Debate da Saúde, na sede da Associação Nacional das Farmácias, desafiando os partidos com assento parlamentar a posicionarem-se sobre as os dados apresentados no mês de abril, na sua Convenção Nacional, que indicava, entre outros dados, que apenas 10% dos profissionais sente que tem as condições necessárias para exercer no país.