A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença no seminário "Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos - referenciais e práticas para a inovação e sustentabilidade", promovido ontem, dia 21 de março, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), na cidade de Braga. Integrado na 56ª AGRO, o evento teve como objetivo principal promover a colaboração entre agentes e a partilha de exemplos de dinamização produtiva e inovação setorial na agricultura em diferentes contextos sociais e económicos.
A CIM Alto Minho esteve representada pelo primeiro secretário, Bruno Caldas, responsável pela moderação do primeiro painel dedicado ao tema “Agricultura para territórios produtivos, justos e sãos – Região Norte”. Este painel contou com intervenções de especialistas, incluindo Carlos Aguiar do CIMO (Centro de Investigação de Montanha) do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, que abordou a “Agricultura de montanha e sustentabilidade”; Bruno Leitão, da CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), que falou sobre “Agricultura e Territórios na Região Norte”; Ana Teresa Oliveira e Susana Campos, da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPVC e responsáveis pelo projeto FEAST, que apresentaram uma intervenção sobre “Sistemas alimentares na transição para dietas saudáveis e sustentáveis”; e Joana Nogueira, da ESA do IPVC, que discutiu a “Agro-silvo-pastorícia no Minho – Valorizar a Multifuncionalidade”.
O segundo painel proporcionou a partilha de experiências e perspetivas sobre a dinamização produtiva e inovação sustentável na agricultura do Minho. Diversos oradores enriqueceram este painel, destacando-se temas como o turismo, a natureza e a agricultura na montanha e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresentado por José Carlos Pires, presidente da Associação de Compartes de Campo do Gerês e Parque Cerdeira. Outros temas incluíram os vinhos que promovem territórios e paisagens sustentáveis, abordado por Luís Cerdeira, da Soalheiro; a agricultura e alimentação equilibrada e sustentável no Cávado, por Paulo Pereira, da ATAHCA; a criação de bovinos de raça Barrosã em área periurbana de Braga, por Luis Fernandes da Quinta Pregal; e a agricultura em modo de produção biológico no centro histórico de Guimarães, partilhada por Nuno Oliveira da Quinta da Verdelha.
O seminário foi dirigido a técnicos, investigadores, empresários agrícolas e das cadeias de transformação e distribuição alimentar, estudantes, decisores e público em geral. Teve como objetivo apresentar e discutir referenciais e casos práticos de dinamização de processos e unidades de produção agrícolas e territórios rurais, bem como modelos e propostas de intervenção para promover a complementaridade entre atividades intensivas e direcionadas para produtos de mercado e atividades de conservação.
O evento enquadra-se num contexto de desafios consideráveis, resultantes das mudanças climáticas, globalização, dinâmicas demográficas e necessidades crescentes de nutrição/ alimentação, saúde e serviços socioeducativos equitativos. Neste quadro, a sustentabilidade global e regional, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), exige a implementação de mecanismos e medidas que promovam a eficiência e eficácia das atividades humanas e dos territórios, numa perspetiva política, social, económica, técnico-científica e tecnológica.
A participação da CIM Alto Minho neste seminário reforça o compromisso da região com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e com a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos.
Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental esta terça-feira, dia 24 de dezembro, num voo de treino que servirá para desejar um feliz Natal à população. A rota divulgada, prevê que os caças sobrevoem os céus de Viana do Castelo às 12h25.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 14ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-2) do Desportivo de Monção no terreno do Cardielelnse.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.