Logo
Regional

CIM Alto Minho participa em seminário internacional sobre governança transfronteiriça em Ourense

30 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença na sexta-feira, 29 de novembro, no seminário internacional "Governança Transfronteiriça da Fronteira Interior da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal", realizado no Centro Cultural Marcos Valcárcel, em Ourense.

Integrado no projeto europeu Raia Seca Gerês-Xurés, cofinanciado pelo Programa Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, o evento contou com a participação do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, e do primeiro secretário, Paulo Queiroz.

Este seminário teve como objetivos avaliar os resultados alcançados no âmbito da cooperação transfronteiriça, fomentar o debate e explorar novas perspetivas de colaboração entre os territórios da Raia Seca. Em destaque esteve o futuro Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca Gerês-Xurês, que visa promover uma gestão mais eficiente e integrada do território transfronteiriço, e dar resposta a desafios comuns como a conectividade, a demografia e o desenvolvimento económico.

O projeto envolve, do lado português, as comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, enquanto a Galiza é representada pela Deputación de Ourense e pelo Inorde. A futura AECT abrangerá os concelhos galegos de Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Lobios, Lobeira, Baltar, Padrenda, Verea, Quintela do Leirado, Muíños, Cualedro, Oímbra e Monterrei, e os municípios portugueses de Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço.

Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, os projetos transfronteiriços desempenham um papel crucial no fortalecimento da comunidade transfronteiriça da Galiza e do Norte de Portugal. “Estas iniciativas não apenas consolidam a colaboração institucional, mas também aproximam as comunidades locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e criando novas oportunidades económicas e sociais para os nossos territórios,” destacou Manoel Batista, sublinhando a importância de um trabalho conjunto para enfrentar desafios comuns e potenciar os recursos partilhados.

O evento contou ainda com a presença de especialistas em desenvolvimento territorial. financiamento europeu e cooperação regional, que sublinharam as oportunidades oferecidas por programas como o Interreg e outros instrumentos comunitários. O papel fundamental das AECT foi realçado como um modelo estratégico para a integração regional, a valorização dos recursos locais e o desenvolvimento sustentável dos territórios abrangidos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.