A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) marcou presença na sexta-feira, 29 de novembro, no seminário internacional "Governança Transfronteiriça da Fronteira Interior da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal", realizado no Centro Cultural Marcos Valcárcel, em Ourense.
Integrado no projeto europeu Raia Seca Gerês-Xurés, cofinanciado pelo Programa Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, o evento contou com a participação do presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, e do primeiro secretário, Paulo Queiroz.
Este seminário teve como objetivos avaliar os resultados alcançados no âmbito da cooperação transfronteiriça, fomentar o debate e explorar novas perspetivas de colaboração entre os territórios da Raia Seca. Em destaque esteve o futuro Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca Gerês-Xurês, que visa promover uma gestão mais eficiente e integrada do território transfronteiriço, e dar resposta a desafios comuns como a conectividade, a demografia e o desenvolvimento económico.
O projeto envolve, do lado português, as comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, enquanto a Galiza é representada pela Deputación de Ourense e pelo Inorde. A futura AECT abrangerá os concelhos galegos de Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Lobios, Lobeira, Baltar, Padrenda, Verea, Quintela do Leirado, Muíños, Cualedro, Oímbra e Monterrei, e os municípios portugueses de Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, os projetos transfronteiriços desempenham um papel crucial no fortalecimento da comunidade transfronteiriça da Galiza e do Norte de Portugal. “Estas iniciativas não apenas consolidam a colaboração institucional, mas também aproximam as comunidades locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e criando novas oportunidades económicas e sociais para os nossos territórios,” destacou Manoel Batista, sublinhando a importância de um trabalho conjunto para enfrentar desafios comuns e potenciar os recursos partilhados.
O evento contou ainda com a presença de especialistas em desenvolvimento territorial. financiamento europeu e cooperação regional, que sublinharam as oportunidades oferecidas por programas como o Interreg e outros instrumentos comunitários. O papel fundamental das AECT foi realçado como um modelo estratégico para a integração regional, a valorização dos recursos locais e o desenvolvimento sustentável dos territórios abrangidos.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.