A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com o AECT Rio Minho e a Deputación de Pontevedra vai promover no dia 28 de julho uma conferência intitulada "Rio Minho: O Corredor Verde Transfronteiriço".
O evento terá como tema central o rio Minho e decorrerá pela Fonte das Termas de Melgaço, a partir das 9h00. Ao longo da conferência, os oradores de diferentes instituições de Portugal e da Galiza procurarão discutir a aplicação de projetos europeus e a avaliação dos ganhos desses projetos para a região.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui.
O evento termina com uma visita comentada nas pesqueiras do Rio Minho, por Álvaro Campelo, do Centro de Investigação da Universidade Fernando Pessoa e, posteriormente, com um alvarinho de honra, pelas 17h30.
A conferência é de participação livre e gratuita, mas de inscrição obrigatória, até 21 de julho, aqui.
A iniciativa insere-se no projeto “VIVE Rio Minho”, cofinanciado pelo Programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP).

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.