A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai realizar esta quarta-feira, 30 de outubro, a sessão de lançamento do projeto transfronteiriço "Iqual Campus". O evento terá lugar na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, e contará com a participação de representantes institucionais e especialistas na área da igualdade de género, no domínio académico, profissional e empresarial.
A sessão, que decorre durante a manhã, a partir das 09h30, visa apresentar o projeto e promover o debate sobre a igualdade de género no mundo laboral.
O projeto “Iqual Campus”, do qual a CIM Alto Minho é parceira, é financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, sendo liderado pela Junta da Galiza, em parceria com Universidade de Santiago de Compostela, Universidade do Porto, e a CIM Cávado. Este projeto transfronteiriço tem como principal objetivo melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação na área da igualdade de género, através da implementação de um sistema formativo piloto que pretende capacitar diferentes públicos, tanto em Portugal como em Espanha.
A abertura da sessão ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, seguindo-se as intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, que abordará o sucesso da parceria entre as entidades envolvidas, e de Pablo Fernández López, secretário-geral de Emprego e de Relações Laborais da Conselheria de Emprego, Comércio e Emigração da Junta da Galiza, que fará a apresentação oficial do projeto “Iqual Campus”. Ao longo da manhã, especialistas como Anália Torres, da Unidade de Sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, irão discutir o tema “Desenvolvimento e Igualdade de Género no Mundo Laboral”, e haverá ainda um painel sobre “O papel da formação em Igualdade de Género no Trabalho”, com a participação de um representante da Universidade de Santiago de Compostela.
O programa inclui uma mesa-redonda sobre “Boas Práticas em Igualdade Laboral”, moderada pela jornalista Cláudia Viana, com intervenções de empresas de referência, dos dois lados da fronteira, seguindo-se um debate moderado por Maria Isabel Dias, da Universidade do Porto.
Esta iniciativa representa um passo importante na promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, reforçando o compromisso com a igualdade de género e a valorização da cidadania ativa no território, assumindo-se ainda como um contributo relevante para a promoção de uma mudança positiva nas práticas laborais, tanto no Alto Minho como na Galiza.
O programa completo da iniciativa e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.