O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou esta quarta-feira, 13 de dezembro, no evento de apresentação e lançamento do projeto de cooperação transfronteiriça “ATEMPO - Assistência Transfronteiriça de Emergência”.
Aprovado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VI-A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este projeto, sucessor dos programas ARIEM+ e ARIEM 112 e complementar ao PROTEMPO, tem como objetivo principal “aprofundar a cooperação e a atuação conjunta, à escala transfronteiriça, em matéria de emergência, almejando promover uma melhoria da capacidade de resposta das unidades de emergência transfronteiriças perante eventos adversos relacionados ou potenciados pelas alterações climáticas e riscos tecnológicos com impacto nos ecossistemas da EuroRegião”, explica a CIM Alto Minho, numa nota.
“A principal inovação deste projeto prende-se com a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e do recurso a inovações tecnológicas, que permitirão antecipar o comportamento de incêndios e/ou inundações, principais desastres causados pelas alterações climáticas, mas também acidentes derivados de riscos tecnológicos”, lê-se. Por outro lado, este projeto “pretende contribuir para o reforço dos meios disponíveis ao nível dos equipamentos, apostando igualmente na formação e capacitação de agentes operacionais e na mobilização e sensibilização da população sobre como reagir perante emergências”, continua.
O orçamento total do projeto ronda os 4.8 milhões de euros, dos quais mais de 538 mil euros estão afetos à CIM Alto Minho.
Durante a intervenção, Manoel Batista saudou a intervenção inovadora deste projeto, pela abordagem abrangente que fará, não se focando somente na questão dos incêndios, mas estendendo-se a outros eventos adversos que acontecem por via das alterações ambientais. “O sucesso deste projeto será o sucesso dos nossos territórios que se tornam mais resilientes, mais protegidos e mais capacitados”, salientou.
Para além da CIM Alto Minho, integram esta parceria transfronteiriça diversas entidades como a Axencia Gallega de Emerxencias (AXEGA), que é o chefe de fila do projeto, a Universidade da Coruña, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), a GNR, o INEM e a Dirección General de Patrimonio Natural y Política Forestal Castilla y León.
A sessão decorreu no Jardim Botânico do Porto, na Casa Andresen, no Porto.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.